Todas as coleções
Negócios/Vendas
Tabelas de vendas
Como cadastrar uma Tabela fixa de vendas?
Como cadastrar uma Tabela fixa de vendas?
Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

A tarefa de definir um preço de venda para seu produto é uma das dificuldades dos empreendedores. Pois, ela não é uma tarefa simples, visto que o valor do produto tem que ser justo e competitivo, garantindo o sucesso e crescimento da sua empresa. Ao definir um preço de venda é preciso chegar em uma tabela que cubra os custos referente à aquisição daquele produto e ainda o seu lucro. Caso, esse valor não seja calculado da maneira correta, a sua empresa poderá ter prejuízo e grandes perdas em suas vendas. Visando simplificar esse tipo de operação, criamos a opção de tabela de venda fixa para ajudar a definir o melhor preço de venda de seus produtos. O sistema já possui a opção de tabela de venda, onde é possível determinar um fator de acréscimo ou de desconto para ser aplicado sobre os produtos no pedido. Para saber mais sobre a Tabela de venda, veja o artigo:

Com a tabela de venda fixa, você poderá selecionar produtos para compor essa determinada tabela.

Como cadastrar uma tabela fixa no sistema:

Para cadastrar uma tabela fixa, basta ir no menu de CRM>Tabelas de vendas, em seguida clique em seta ao lado de Cadastrar>Tabela fixa.

Você precisa criar um nome e uma descrição para essa tabela fixa, para seu controle, é o que será usado para ser selecioná-la posteriormente.

Depois de cadastrar a tabela fixa, basta adicionar os produtos que vão compor essa tabela e seus respectivos valores. Você pode pesquisar o produto pelo código, pela descrição ou até mesmo cadastrar um novo produto e informar o PU que deseja.

Você também pode definir o seu preço de venda para essa tabela com base no valor de entrada ou saída do produto no estoque e utilizar a porcentagem para aplicar um acréscimo ou desconto sobre esses valores. Com isso, fica mais fácil de definir o melhor preço de venda para aquele produto na tabela fixa.

Há também a possibilidade de adicionar os produtos em massa, para isso, clique na opção de Ações em massa>Adicionar produtos.

Você pode filtrar produtos de uma DI, de uma nota do seu fornecedor, de uma nota de entrada, pelo fabricante, fornecedor, NCM, categoria ou subcategoria.

Com isso, você consegue definir se o Tipo de cálculo será acréscimo ou desconto e aplicar uma porcentagem sobre o valor de entrada ou de saída dos produtos.

Há também a possibilidade de importar os produtos por planilha, para isso basta ir em Ações em massa>Adicionar produtos por planilha. Para baixar a planilha clique em "Planilha exemplo". Faça o preenchimento e depois selecione o arquivo para adicionar os produtos.

Formas de uso da Tabela fixa:

1 - A tabela pode ser aplicada diretamente no pedido de venda, nas informações gerais do pedido, para que seja aplicada sobre todos os produtos.

2 - A tabela de venda fixa também pode ser aplicada diretamente sobre um determinado produto adicionado no pedido de venda.

3 - Você também pode adicionar uma tabela fixa dentro de uma tabela de venda já existente no sistema. Basta ir em CRM>Tabelas de vendas, vá na sua tabela de venda e clique em seta ao lado de Visualizar>Alterar.

Vai ter um campo de Tabela para composição de preço unitário, basta selecionar a tabela fixa nesse campo. Fazendo isso, o sistema vai usar o preço de venda cadastrado no produto da tabela fixa para aplicar o fator dessa tabela de venda.

4 - Você pode associar uma tabela fixa de vendas aos seus clientes. Para isso, basta ir no cliente, na aba de Parâmetros e clicar em Tabela de venda para selecionar uma tabela já criada.

Depois basta usar a sua Tabela de venda no pedido ou produto e prosseguir com a finalização do mesmo! ;D

Respondeu à sua pergunta?