O que você vai aprender nesse artigo:
1. Introdução
2. Como crio o usuário do meu contador?
3. O que é o Painel do Contador?
4. Quais informações são disponibilizadas no Painel do Contador?
5. Como cancelar o cadastro do meu contador?
1. Introdução
Quer cadastrar seu Contador sem que o mesmo conte como um usuário, tendo apenas acesso aos dados necessários para realizar as tarefas contábeis? No Mainô é possível convidar seu contador para uma versão limitada do sistema:
2. Como crio o usuário do meu contador?
Para convidar seu contador:
Vá no Menu Usuário
Clique na opção Cadastros:
Clique na opção usuários ativos:
Clique na opção "Adicionar usuário":
Em seguida, preencha as informações do contador, sendo obrigatório os campos de nome, e-mail, cargo e departamento.
Também é obrigatório selecionar a opção "Contador" como "Sim" para que o usuário não seja contabilizado na sua cota de usuários:
Depois de preencher, selecione os acessos que deseja que ele tenha, em "Acessos" na parte de baixo dessa tela:
Sendo usuário contador, é obrigatório que ele tenha o acesso "Painel Contador", na aba Relatórios:
Após preenchido, é só clicar em Salvar e seu contador receberá um e-mail de ativação de login com um link para poder cadastrar a senha de acesso.
3. O que é o Painel do Contador?
Depois de ativado, o seu contador já tem acesso ao Menu Relatórios > Fiscal.
Lá, tem a aba "Painel do Contador".
4. Quais informações são disponibilizadas no Painel do Contador?
No Painel Contador, o usuário consegue consultar numa única tela informações fiscais, financeiras, inventário do estoque e SPED:
Importante
Após selecionar o tipo de usuário como Contador, ainda é preciso selecionar os acessos que ele deverá ter.
Para que ele possa acessar o Painel do Contador, Geração de SPED e outros relatórios, parametrizações e configurações, será preciso liberar diretamente no usuário dele, ok? Em cada aba dos acessos do usuário.
5. Como cancelar o cadastro do meu contador?
Para cancelar o cadastro do seu contador:
Vá no Menu Usuário > usuários ativos
Clique na seta ao lado do usuário contador > Alterar
No campo "Contador", mude para "Não" e clique em salvar:
Agora, clique na seta ao lado do usuário dele > Desativar. Assim ele não terá mais acesso ao sistema.
Para cadastrar um novo usuário contador, é preciso retirar o acesso de contador do antigo usuário e cadastrar um novo usuário com essa opção ativada, ok? Pois só é possível manter um único usuário contador por vez no seu sistema.
Convide seu contador a ajudar em suas operações. A integração entre suas operações e a contabilidade é fundamental para o sucesso de seu negócio!











