Como cadastrar meu contador no sistema?

Aprenda a cadastrar o seu contador na Mainô

Lorrayne avatar
Escrito por Lorrayne
Atualizado há mais de uma semana

Quer cadastrar seu Contador sem que o mesmo conte como usuário, tendo apenas acesso aos dados necessários para realizar as tarefas contábeis? No Mainô é possível convidar seu contador para uma versão limitada do sistema.

Para convidar seu contador, vá no menu de usuário e clique na opção de Nenhum contador cadastrado.

Em seguida preencha as informações do contador, sendo obrigatório os campos de nome, e-mail, cargo e departamento.

Atenção às informações no campo destacado com o fundo da cor azul.

Após preenchido, seu contador receberá um e-mail de ativação de login com um link para poder cadastrar a senha de acesso.

Depois de ativado, o seu contador já tem acesso ao Painel do contador:

No painel do contador o usuário consegue consultar numa única tela informações fiscais, financeiras, inventário do estoque e SPED.

Após o cadastro do contador, ele terá acesso a:

Parametrização por NCM

Onde se encontram todos os NCM's usados nos produtos em estoque. Assim é possível fazer a parametrização dos impostos para cada NCM.

Benefício Fiscal

Onde você consegue indicador os códigos de benefício fiscal. Para mais detalhes de como fazer essa parametrização, acesse nosso artigo clicando aqui.

Alíquotas do PIS e COFINS

Onde se encontram os campos de alíquota de PIS e COFINS.

Alíquotas de ICMS

Onde se encontram todas as alíquotas de ICMS para cada estado. Por padrão o sistema já traz essa informação, porém os campos são editáveis.

Informações complementares:

Onde é possível cadastrar diferentes informações complementares para saírem nas notas. Depois de cadastrada, a informação pode ser selecionada no momento de emissão da nota fiscal. O sistema tem atalhos que trazem os valores automaticamente no momento que a nota é gerada, como o atalho de percentual de aproveitamento de crédito, por exemplo.

Parametrização por operação

Onde é possível criar um tipo de parametrização para ser aplicada em um determinado tipo de nota. Ao fazer uma nota, o cliente consegue selecionar a parametrização que vai ser aplicada. As opções de parametrização são iguais às do campo de parametrização do NCM, porém essa parametrização é feita em cima de toda a nota. Um exemplo de parametrização é para nota de bonificação, onde as tributações são diferenciadas.

Observação: Para usar essa parametrização, a nota precisa ser pelo menu Fiscal> NF-es emitidas > Nova NF-e > Outras NF-es

Limitações

É importante ressaltar que o usuário contador tem algumas limitações como por exemplo a Transmissão de NF-es, esse tipo de usuário apenas consegue visualizar as NF-es para a verificação.

Cancelando o cadastro

Para cancelar o cadastro do seu contador, basta ir no Menu de usuário e clicar no campo de contador "Revogar Acesso":


Convide seu contador a ajudar em suas operações. A integração entre suas operações e a contabilidade é fundamental para o sucesso de seu negócio!


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?