Passar para o conteúdo principal

Como cadastrar meu contador no sistema?

Aprenda a cadastrar o seu contador na Mainô

Lorrayne avatar
Escrito por Lorrayne
Atualizado há mais de 3 semanas

O que você vai aprender nesse artigo:

1. Introdução

2. Como crio o usuário do meu contador?

3. O que é o Painel do Contador?

4. Quais informações são disponibilizadas no Painel do Contador?

5. Como cancelar o cadastro do meu contador?

1. Introdução

Quer cadastrar seu Contador sem que o mesmo conte como um usuário, tendo apenas acesso aos dados necessários para realizar as tarefas contábeis? No Mainô é possível convidar seu contador para uma versão limitada do sistema:



2. Como crio o usuário do meu contador?

Para convidar seu contador:

  • Vá no Menu Usuário

  • Clique na opção Cadastros:

  • Clique na opção usuários ativos:

  • Clique na opção "Adicionar usuário":

  • Em seguida, preencha as informações do contador, sendo obrigatório os campos de nome, e-mail, cargo e departamento.

  • Também é obrigatório selecionar a opção "Contador" como "Sim" para que o usuário não seja contabilizado na sua cota de usuários:

  • Depois de preencher, selecione os acessos que deseja que ele tenha, em "Acessos" na parte de baixo dessa tela:

  • Sendo usuário contador, é obrigatório que ele tenha o acesso "Painel Contador", na aba Relatórios:

  • Após preenchido, é só clicar em Salvar e seu contador receberá um e-mail de ativação de login com um link para poder cadastrar a senha de acesso.

3. O que é o Painel do Contador?

Depois de ativado, o seu contador já tem acesso ao Menu Relatórios > Fiscal.

Lá, tem a aba "Painel do Contador".

4. Quais informações são disponibilizadas no Painel do Contador?

No Painel Contador, o usuário consegue consultar numa única tela informações fiscais, financeiras, inventário do estoque e SPED:

Importante

Após selecionar o tipo de usuário como Contador, ainda é preciso selecionar os acessos que ele deverá ter.

Para que ele possa acessar o Painel do Contador, Geração de SPED e outros relatórios, parametrizações e configurações, será preciso liberar diretamente no usuário dele, ok? Em cada aba dos acessos do usuário.

5. Como cancelar o cadastro do meu contador?

Para cancelar o cadastro do seu contador:

  • Vá no Menu Usuário > usuários ativos

  • Clique na seta ao lado do usuário contador > Alterar

  • No campo "Contador", mude para "Não" e clique em salvar:

  • Agora, clique na seta ao lado do usuário dele > Desativar. Assim ele não terá mais acesso ao sistema.

Para cadastrar um novo usuário contador, é preciso retirar o acesso de contador do antigo usuário e cadastrar um novo usuário com essa opção ativada, ok? Pois só é possível manter um único usuário contador por vez no seu sistema.


Convide seu contador a ajudar em suas operações. A integração entre suas operações e a contabilidade é fundamental para o sucesso de seu negócio!


Respondeu à sua pergunta?