Neste artigo nós abordaremos o submenu "Empresas e Pessoas", essa funcionalidade ajuda a deixar a sua gestão mais simples e rápida, permitindo o cadastro não só de clientes, mas também de fornecedores, transportadoras e fabricantes em um só lugar!
1. Cadastro automático:
Para iniciar o processo é preciso acessar o menu Negócios > Empresas e Pessoas.
Cique no botão Adicionar:
O sistema abrirá uma nova aba, oferecendo a opção de escolher o tipo de cadastro que você deseja realizar (preenchimento automático ou manual):
No campo "O que você quer cadastrar", escolha entre as opções: fornecedor, fabricante, cliente e transportadora. Vale ressaltar que o sistema permite atribuir múltiplos tipos a um mesmo cadastro, por exemplo, um cliente pode ser também um fornecedor ou um fabricante, basta selecionar as opções desejadas.
No campo "Documento", informe o número de documento (CPF ou CNPJ).
Observação: Ao preencher o número de CPF ou CNPJ, o sistema fará uma busca na base de dados Big Data Corp (parceiro Mainô) para identificar os dados do cliente e preenche-los de forma automática. É uma ferramenta que visa auxiliar o processo do cadastro mas reforçamos a necessidade da conferência dos dados sempre para que não haja erros no cadastro.
2. Cadastro manual:
Além da opção de preenchimento automático, o sistema disponibiliza também o preenchimento manual da empresa ou pessoa.
Preencha todas as informações necessárias no cadastro, como tipo de pessoa, documento, razão social/nome, endereço:
Após preencher e verificar todas as informações, clique em "Salvar".
O registro será criado e você será direcionado para uma tela que centraliza todas as informações e interações relacionadas a esse cadastro:
É importante lembrar que as abas são personalizadas conforme o tipo de usuário.
3. Pendências no cadastro, como resolver?
Se houver alguma pendência de informação, a aba "Dados Gerais" exibirá uma etiqueta vermelha.
Para visualizar os detalhes das pendências, basta passar o mouse sobre a mensagem, e o sistema apresentará as informações faltantes:
Para resolver as pendências do cadastro do cliente, clique em Alterar.
Após a correção, uma etiqueta verde aparecerá, indicando que o cadastro está completo:
Pronto! Agora que tudo está pronto, você pode começar a emitir sua NF-e!