O Relatório de Fluxo de Caixa é uma ferramenta que auxilia gestores financeiros na tomada de decisão, pois nele é possível ver as movimentações financeiras de entrada e saída, considerando sempre a data de Vencimento ou de Pagamento, além de analisar em tempo real o capital que a empresa possui em caixa para direcionar os recursos disponíveis da melhor forma possível.

Para se ter um controle do seu fluxo de caixa é preciso lançar um valor inicial quando for cadastrar a sua conta-corrente no sistema.

Acesse a aba de Financeiro > Contas-correntes. Cadastre a sua conta e coloque um saldo inicial.

Pronto, a partir daquele saldo e das suas contas a pagar e receber será possível emitir um relatório de fluxo de caixa.

Acesse a aba de Financeiro > Relatório de fluxo de caixa.

Será possível filtrar o período do relatório pela data de liquidação final e inicial e também a conta-corrente (caso tenha mais de uma conta cadastrada no sistema).

Atenção: Se uma conta bancária foi inativada no seu financeiro ela vai ficar sinalada no seu fluxo de caixa para que possa escolher selecionar ou não a conta para conferir os dados financeiro.

Realizando a filtragem, vai sair em tela todas as informações que desejou filtrar, os lançamentos do período e o saldo da sua conta.

Mas, você também pode colocar para que o relatório saia em arquivo de Excel. Basta clicar no botão excel que fica a direita.

Nele constam:

- Data de liquidação;

- Plano de contas;

- Descrição;

- Cliente/ Fornecedor.

- Entrada e saída;

- Saldo;

- Nota fiscal;

- Conta bancária;

- Número do título;

- Processo;

- Tag

- Centro de custo

Repare que além do relatório de todas as movimentações que foram realizadas, também temos o saldo previsto, nele constam todas as movimentações financeiras dos próximos meses. Assim, você pode ter uma previsão das movimentações de caixa dos próximos meses e assim organizar suas finanças.

Encontrou sua resposta?