Existem casos em que é necessário fazer uma nota fiscal de devolução de uma nota de importação. Nesses casos, como o seu fornecedor é do exterior é preciso fazer uma nota de exportação.

Caso ainda não tenha realizado uma exportação no sistema Mainô, saiba como preparar o sistema pra emissão desse tipo de nota:

👉 Mais sobre devolução de mercadoria importada

Lembrando que depois de gerada a nota de exportação é necessário ir em Fiscal > Notas emitidas, clicar na seta ao lado de transmitir e escolher a opção Reabrir, logo em seguida clicar na mesma seta e selecionar a opção Alterar, e fazer as seguintes modificações:

  1. A finalidade da nota fiscal deve ser alterada para "NF-e de devolução"

  2. Na parte "Notas Fiscais Referenciadas" clicar em "Adicionar um novo campo" e inserir a chave de acesso da nota de importação que está devolvendo.

  3. Nas informações complementares também devem ser informada chave de acesso e também a série e número da nota de importação, além de informar que essa nota se trata de uma devolução da importação citada.

  4. Alterar o CFOP da nota para um CFOP de devolução iniciado por 7. Segue abaixo uma lista dos possíveis CFOPs que podem ser usados nessa operação:

7201

Devolução de compra p/ industrialização ou produção rural

7202

Devolução de compra p/ comercialização

7210

Devolução de compra p/ utilização na prestação de serviço

7211

Devolução de compras p/ industrialização sob o regime de drawback

7212

Devolução de compras para industrialização sob o regime de Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial (Recof-Sped)

7553

Devolução de compra de bem p/ o ativo imobilizado

7556

Devolução de compra de material de uso ou consumo

Feitas as alterações necessárias, pode finalizar a nota e transmiti-la! 😉


Outros links interessantes:
👉 Tudo sobre Nota Fiscal de Importação

👉 Como Emitir Nota Fiscal de Armazenagem – CFOP 5905

👉 Cancelamento de nota fiscal após 24 horas

Encontrou sua resposta?