Nota Fiscal de Retorno deve ser utilizada nos casos onde você precisa de um documento fiscal para consolidar um retorno ou devolução de uma mercadoria ao seu estoque. Geralmente esta operação é amparada por uma NF-e da contraparte. Por exemplo, quando você faz uma venda para um cliente, seu cliente emite uma nota de devolução. Entretanto, principalmente nos casos onde a operação é com consumidor final, a atribuição de emitir a nota de devolução cabe a sua empresa.

Para fazer uma nota fiscal de retorno, vá no menu Operações > Nota fiscal, localiza a sua nota de saída e clica em seta ao lado de DANFE> Nf-e Retorno. 

Selecione o CFOP da operação (caso tenha dúvida de qual seja, consulte o contador) e clique em "Próximo passo".

Agora, selecione os produtos da nota que irão retornar para o seu estoque. Você pode selecionar a caixa de marcação "Código" para selecionar todos os produtos de uma só vez ou selecionar apenas os que desejar, individualmente. Após marcar, o sistema abrirá a opção de alterar a quantidade de retorno, caso deseje. Logo após, clique em "Salvar".

Você será redirecionado para a página de Notas Fiscais. Para conferir a NF-e, clique em finalizar e depois em seta ao lado de Transmitir>Prévia DANFE, estando de acordo pode transmiti-la. Em caso de dúvida, fale com seu contador.

Encontrou sua resposta?