Todas as coleções
Exportação
Preparando o Mainô para emissão de Notas de Exportação
Como cadastrar a Unidade Tributável de Exportação no produto?
Como cadastrar a Unidade Tributável de Exportação no produto?
Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Desde o dia 01/07/2017 está em vigor a NT 01/2016, que tem como objetivo padronizar as UNIDADES DE MEDIDAS TRIBUTÁVEIS para adequar à NF-e ao Projeto do Portal Único do Comércio Exterior. As alterações propostas não se aplicam à NFC-e e nem às empresas que não operam com o Comércio Exterior.

Nas notas de exportação, o governo determina que os produtos tenham uma unidade de medida específica para tributação, de acordo com o NCM do produto.

O sistema já possui as unidades de medida para todos os NCMs, porém é preciso informar o fator de conversão da unidade de medida atual do seu estoque para a unidade de medida padronizada pelo governo.

Exemplo:

O produto que será exportado tem como unidade de medida KG, e sua unidade de medida tributável também é KG. Neste caso, só é necessário preencher o campo com a numeração 1 , pois 1 KG representa 1 KG na unidade padronizada.

Porém, se seus produtos tiverem medidas diferentes, será necessário informar o valor da conversão. Imagine que a unidade de medida no estoque seja UN e a unidade de medida tributável seja KG. Você precisará saber qual o peso de uma unidade. Supondo que 1 UN equivale 0,5 KG, então a cada 3 UN terão 1,5 KG.

Passo a passo

Para fazer o preenchimento do campo de conversão é necessário seguir os passos:

Vá ao menu Estoque > Produtos em estoque, clique seta ao lado de Visualizar > Alterar no produto, em seguida selecione a aba Exportação.


​Lembrando que o sistema já traz a unidade de medida padronizada. Nesse exemplo, o produto está com a unidade CAIXA cadastrada no estoque e a unidade de medida tributável é KG, então você precisa apenas informar o fator de conversão.

Preenchendo o fator de conversão para vários produtos de uma única vez

Caso seja necessário atribuir o fator de conversão a uma grande quantidade de produtos, você pode selecionar todos eles no estoque e clicar em Ações em massa >Definir proporção das unidades de exportação.

Definindo em massa, você terá duas opções para a conversão:

  • Da unidade de medida do produto para a unidade de exportação.

  • Da unidade de exportação para a unidade do produto.

Basta preencher apenas uma das duas opções.

Você também pode alterar a unidade tributável do produto dentro da sua Fatura proforma ou Fatura comercial. Para isso, basta ir no produto dentro da fatura e clicar em Alterar.

Pronto! Após salvar, você poderá fazer seu pedido venda de exportação normalmente. 😁


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?