Com a conta de cobrança cadastrada corretamente, os boletos já podem ser emitidos pelo Mainô.
1. Maneiras de se cadastrar uma conta a receber no sistema:
1.1. Pelo pedido de venda:
Na hora de gerar o seu pedido de venda é possível realizar o cadastro da sua cobrança, clicando na aba cobranças do seu pedido. Dessa forma, o sistema vai abrir a sua tela de cobranças para lançamentos.
Lembrando que a cobrança cadastrada no pedido só vai aparecer na tela de Recebimentos depois que a nota fiscal é transmitida e aceita pela Receita. Para visualizá-las, vá até Financeiro > Recebimentos, localizando a cobrança.
1.2. Cadastro manual:
No menu Financeiro > Recebimentos > Clique em Cadastrar recebimento. Nessa tela, Insira o número da NF-e e aguarde preencher automaticamente alguns dados. Depois, é preciso informar os demais complementares, caso exista.
As informações são separadas em blocos de modo que você pode abrir apenas se for necessário, tornando assim um cadastro mais simples e rápido.
Você já sabe que para cadastrar um recebimento no sistema, você precisa selecionar um cliente já cadastrado no menu Negócios > Empresas e Pessoas. A novidade é que agora você pode cadastrar o seu cliente diretamente pela aba de Recebimentos, ou seja, ele não precisa estar cadastrado no menu Negócios.
2. Alterações.
Para fazer alguma alteração nas informações, você tem duas opções. A primeira é nas contas que já foram pagas, onde a opção de alterar vai aparecer como ação principal:
A segunda é nas contas que ainda não foram pagas, a opção de alterar irá aparecer na seta ao lado de "Dar baixa":
Você também pode fazer alterações em massa, basta selecionar as contas que deseja alterar e clicar em "Ações em massa". Lá terá a opção de "Alterar selecionados", como pode ver abaixo.
Uma janela irá abrir para fazer a alteração de informações em massa, onde você poderá alterar a conta corrente, plano de contas, forma de pagamento e adicionar tags.
3. Tela de consulta.
Já na tela de consulta, é possível pesquisar as contas a receber.
Atenção para os filtros de data. As datas são de vencimento das faturas e não de emissão da NF-e.
O filtro pode ser utilizado também para verificar as cobranças que foram excluídas e também gerar um relatório em Excel. Caso queira verificar as contas excluídas, basta marcar o campo exibir cobranças excluídas e filtrar.
E para tirar um relatório em excel, após realizar a pesquisa com o filtro desejado, clique no ícone ao lado direito da barra de informações. Na imagem abaixo você pode ver exatamente onde fica o ícone.
O arquivo será gerado e você poderá baixá-lo para o seu computador. Basta subir a tela que você irá encontrar a opção para download.
4. Status da conta.
Observe as indicações coloridas à direita. Elas indicam se a cobrança está a uma semana de vencer (laranja), vencida (vermelho), baixada sem recebimento (azul) e paga (verde).
Para liquidar uma conta a receber, caso você não use arquivos de retorno, basta clicar em "Dar baixa". Na página seguinte preencher as informações de pagamento e clicar em baixar.
A opção "Pagamento Parcial" permite que você informe um valor que foi pago na cobrança e o sistema vai gerar uma nova cobrança com o valor faltante deste pagamento.
Já a opção "Baixa sem recebimento" permite dar baixa na cobrança sem que nela conste algum valor recebido. Nesse caso não vai alimentar o seu financeiro.
Outro passo importante é que na hora da baixa você precisa preencher o campo de data de pagamento e data de crédito em conta.
Data de pagamento é a data que o seu cliente realizou o pagamento da cobrança. Já a data de crédito é a data que o crédito da cobrança foi efetivado em sua conta bancária. Em casos de pagamento de boleto, por exemplo, o crédito costuma cair em conta alguns dias depois do pagamento da cobrança.
Caso o crédito seja efetuado no mesmo dia do pagamento, basta colocar a mesma data nos dois campos.
Importante: a data considerada nos recebimentos (para relatório de Fluxo de Caixa) é a data de crédito em conta.
Você também pode extrair um comprovante de recebimento dessa conta recebida para enviar ao seu cliente. Basta ir à conta recebida e clicar ao lado de Alterar > Comprovante de pagamento.
Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!