Para cadastrar uma nova conta a pagar no nosso sistema, acesse o menu Financeiro > Contas a pagar, você conseguirá ver todas as contas a pagar da sua empresa.

Criando uma nova conta a pagar

Para criar uma nova conta a pagar, clique em "Cadastrar". O sistema abrirá uma tela para preenchimento dos dados da sua conta a pagar.

Você consegue puxar os dados de uma nota fiscal de entrada ou de uma aquisição nacional. Os campos sinalizados com asterisco, possuem preenchimento obrigatório e os demais ficam a seu critério, mas ao escolher uma nota o sistema assumirá a sua numeração do documento automaticamente e também assumirá o valor da cobrança de acordo com o valor da nota.

A sua conta corrente deve estar cadastrada no sistema no menu Financeiro>Contas bancárias para poder ser selecionada, assim como o seu fornecedor que precisa estar cadastrado no menu CRM>Empresas e Pessoas. Os campos de forma de pagamento, data de vencimento, plano de contas, centro de custo, são de sua escolha.

Caso, você tenha uma conta a pagar que foi divida, também é possível parcelar, basta clicar no botão de "Criar mais de uma conta a pagar":

Você conseguirá colocar uma data de sinal e as quantidades das parcelas, o sistema automaticamente assume os valores das parcelas, mas são campos editáveis.

Você também pode anexar comprovantes e fazer anotações nas suas contas a pagar. ;D

Agora, no momento que está cadastrando uma nova conta à pagar, você já pode vinculá-la a um processo cadastrado e marcar se ela compõe ou não o custo do valor das mercadorias assim como o responsável pelo pagamento e categoria da despesa.

Assim que selecionar o processo e marcar a opção de compor custo ou não, a conta a pagar vai ficar salva dentro do seu processo.


Ao final, a conta a pagar será apresentada da seguinte forma:

Realizando a baixa

Para realizar a baixa na cobrança clique em "dar baixa" e preencha as informações dos valores, você deve preencher as informações de descontos/taxas e juros/multa caso necessário.

A opção Pagamento parcial permite que você informe um valor que foi pago na cobrança e o sistema vai gerar uma nova cobrança com o valor faltante deste pagamento.

Espero ter ajudado! :D

Encontrou sua resposta?