Para cadastrar uma nova conta a pagar no nosso sistema, acesse o menu Financeiro > Pagamentos (Contas a pagar), lá você conseguirá ver todas as contas a pagar da sua empresa.

Criando uma nova conta a pagar

Para criar uma nova conta a pagar, clique em "Adicionar Pagamento". O sistema abrirá uma tela para preenchimento dos dados da sua conta a pagar.

Você consegue puxar os dados de uma nota fiscal de entrada ou de uma aquisição nacional. Os campos sinalizados com asterisco são de preenchimento obrigatório, os demais ficam ao seu critério. Ao escolher uma nota, o sistema assumirá a sua numeração do documento automaticamente e também assumirá o valor da cobrança de acordo com o valor da nota.

A sua conta corrente deve estar cadastrada no sistema no menu Financeiro > Contas Bancárias para poder ser selecionada, assim como o seu fornecedor que precisa estar cadastrado no menu CRM > Empresas e Pessoas. São de sua escolha os campos forma de pagamento, data de vencimento, plano de contas e centro de custo.

Caso você tenha uma conta a pagar que foi dividida, também é possível parcelar. Basta clicar no botão de "Criar mais de um pagamento":

Você conseguirá colocar uma data de sinal e as quantidades das parcelas. O sistema automaticamente irá assumir os valores das parcelas, mas são campos que você pode editar.

Você também pode anexar informar que já foi pago, adicionar mais informações que desejar e anexar comprovantes (exemplo na imagem abaixo).

Na aba de "Mais informações" (imagem abaixo) você também pode vincular a conta a pagar a um processo cadastrado e marcar se ela compõe ou não o custo do valor das mercadorias, o responsável pelo pagamento e a categoria da despesa. Você pode também adicionar tags para identificar as contas e deixá-las mais organizadas.

Assim que selecionar o processo e marcar a opção de compor custo ou não, a conta a pagar vai ficar salva dentro do seu processo.


Ao final, a conta a pagar será apresentada da seguinte forma:

Realizando a baixa

Para realizar a baixa na cobrança clique em "Dar baixa" e preencha as informações dos valores. Você deve preencher as informações de Data de pagamento, Valor pago, Descontos/Taxas, Juros/Multa e Valor Líquido (caso necessário).

A opção "Pagamento Parcial" permite que você informe um valor que foi pago na cobrança. O sistema vai gerar uma nova cobrança com o valor faltante deste pagamento.

Esperamos ter ajudado! 😁


🎥 VÍDEO: Pagamentos (Contas a pagar)

Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.


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