A régua de cobrança é uma funcionalidade do sistema que permite, de forma automatizada, o envio de e-mails de cobrança para os clientes, evitando o trabalho manual e agilizando o processo. Esse recurso é especialmente útil para empresas com uma grande lista de clientes, permitindo realizar as cobranças de forma eficiente, sem gastar horas com esse tipo de controle.
Para ativar a sua régua de cobrança no sistema, acesse:
Menu Usuário > Cadastros
Na aba financeiro, clique em "Régua de cobrança" (caso não esteja disponível no seu plano, basta entrar em contato com o seu gerente de contas).
O primeiro passo é configurar para qual forma de pagamento as cobranças serão enviadas automaticamente. Para isso, clique no botão "Configurações."
Depois basta escolher as formas de pagamento e clicar em "Salvar":
Com as formas de pagamento selecionadas, será necessário criar as parametrizações que o sistema usará para enviar as cobranças, definindo a quantidade de dias e a condição para o envio. Por exemplo, com a configuração abaixo, o sistema enviará a notificação ao seu cliente 1 dia antes do vencimento.
Após criar a parametrização, basta ativá-la clicando em "Ativo". Dessa forma, você saberá para quais parametrizações o sistema enviará as notificações.
Você também pode editar a mensagem dos e-mails enviados, adicionando variáveis e personalizando o conteúdo conforme a sua necessidade. O sistema possui diversas variáveis que podem ser preenchidas automaticamente no e-mail enviado.
Nesse exemplo, adicionamos o CNPJ da empresa ao e-mail:
Caso você queira verificar quais e-mails a régua de cobrança enviou de forma automática basta clicar em notificações enviadas.
Importante: Os e-mails da régua de cobrança são enviados automaticamente pelo sistema todos os dias na parte da manhã, então ao realizar uma nova ativação de notificação, ela só valerá para o envio a partir do próximo dia de acordo com a parametrização selecionada.
Esperamos ter te ajudado! 😉