Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesFinanceiroRecebimentos
Régua de cobrança: como configurar e utilizar?
Régua de cobrança: como configurar e utilizar?

Aprenda a utilizar a régua de cobrança para gerir suas cobranças aos seus clientes.

Lucas Torres avatar
Escrito por Lucas Torres
Atualizado essa semana

A régua de cobrança é uma funcionalidade do sistema que permite, de forma automatizada, o envio de e-mails de cobrança para os clientes, evitando o trabalho manual e agilizando o processo. Esse recurso é especialmente útil para empresas com uma grande lista de clientes, permitindo realizar as cobranças de forma eficiente, sem gastar horas com esse tipo de controle.

Para ativar a sua régua de cobrança no sistema, acesse:

  • Menu Usuário > Cadastros

  • Na aba financeiro, clique em "Régua de cobrança" (caso não esteja disponível no seu plano, basta entrar em contato com o seu gerente de contas).


O primeiro passo é configurar para qual forma de pagamento as cobranças serão enviadas automaticamente. Para isso, clique no botão "Configurações."

Depois basta escolher as formas de pagamento e clicar em "Salvar":

Com as formas de pagamento selecionadas, será necessário criar as parametrizações que o sistema usará para enviar as cobranças, definindo a quantidade de dias e a condição para o envio. Por exemplo, com a configuração abaixo, o sistema enviará a notificação ao seu cliente 1 dia antes do vencimento.

Após criar a parametrização, basta ativá-la clicando em "Ativo". Dessa forma, você saberá para quais parametrizações o sistema enviará as notificações.

Você também pode editar a mensagem dos e-mails enviados, adicionando variáveis e personalizando o conteúdo conforme a sua necessidade. O sistema possui diversas variáveis que podem ser preenchidas automaticamente no e-mail enviado.

Nesse exemplo, adicionamos o CNPJ da empresa ao e-mail:

Caso você queira verificar quais e-mails a régua de cobrança enviou de forma automática basta clicar em notificações enviadas.

Importante: Os e-mails da régua de cobrança são enviados automaticamente pelo sistema todos os dias na parte da manhã, então ao realizar uma nova ativação de notificação, ela só valerá para o envio a partir do próximo dia de acordo com a parametrização selecionada.

Esperamos ter te ajudado! 😉

🎥 VÍDEO: Régua de cobrança

Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.

Respondeu à sua pergunta?