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Como adicionar uma cobrança ao Pedido de venda?

Saiba como adicionar uma cobrança com pagamento único ou parcelado.

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Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de um mês

O que você vai aprender nesse artigo:

  • Como adicionar uma cobrança ao pedido de venda.

  • Como adicionar uma cobrança após a geração da NF-e.

1. Como adicionar uma cobrança ao pedido de venda?

No momento da criação do seu Pedido de Venda (ou caso o pedido já esteja feito), para adicionar uma cobrança vinculada a ele e garantir que essa cobrança seja levada para a DANFE da NF-e, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o menu Negócios > Pedidos de Venda.

  2. Na seta ao lado de "Gerar NF-e" no Pedido de Venda, clique em Alterar.

  3. Acesse a aba de Cobranças.

  4. Selecione a conta bancária, o meio de pagamento, a conta gerencial e informe a data de vencimento da sua cobrança ou a quantidade de dias para o vencimento.


Se o pagamento é de forma parcelada, vá ao campo Forma de pagamento e selecione a opção Pagamento parcelado para colocar parcelas. Repare que ao selecionar essa opção, novos campos serão abertos para o preenchimento.

Caso queira informar um sinal, preencha o valor e a data do pagamento do mesmo, informe a quantidade de parcelas e os dias para o vencimento. A data da primeira parcela é opcional, ao preenchê-la o sistema vai utilizá-la para o cálculo do vencimento das demais parcelas. Caso não seja preenchido, o sistema utilizará a data de criação da cobrança. Após o preenchimento das informações, o sistema exibirá uma simulação das parcelas, suas respectivas datas e valores.

Você pode também alterar individualmente o campo de vencimento ou valor de cada parcela.

Feito isso, clique no botão Finalizar para salvar a sua cobrança.

Importante: ao definir as cobranças no pedido, o sistema criará os recebimentos somente após a emissão da NF-e ou após confirmação do pedido.

2. Como adicionar uma cobrança após a geração da NF-e?

Para adicionar uma cobrança após a emissão da NF-e, siga os passos abaixo:

  • Acesse menu Financeiro > Recebimentos.

  • Clique em Adicionar Recebimento.

No campo NF-e, ao digitar o número de uma nota de saída emitida, o sistema exibirá a numeração completa da nota fiscal. Ao selecionar essa numeração, alguns campos já serão preenchidos automaticamente. Você precisará preencher apenas "Forma de pagamento" e "Data de vencimento".

Caso a cobrança seja parcelada, marque a opção "Criar mais de um recebimento", e preencha os campos "Quantidade de parcelas" e "Vencimento a cada X dias ou meses.".

Vale ressaltar que, caso deseje que alguma informação seja exibida no boleto, é necessário preenchê-la no campo "Instruções do Boleto". Além disso, é possível alterar os campos "Multa e Juros" e "Texto de Composição da Cobrança" conforme sua necessidade.

Após preencher as informações, é só clicar em Salvar.

Condições de pagamento fixas

Também é possível criar condições de pagamento fixas, onde você também tem a opção de associar essas condições aos seus clientes fixos. Ou seja, quando clicar no cliente, a condição será carregada automaticamente. Para saber como criar essas condições, clique no link abaixo.

Cobrando o frete primeiro

Imagine que você está fazendo uma venda, cujos produtos custaram R$150,00 e o frete custou R$50,00. Você acordou com seu cliente o pagamento em três parcelas, mas, o frete deverá ser cobrado juntamente com a primeira parcela. Nesse caso, informe o frete no valor do sinal e informe a data de vencimento do sinal igual a data de vencimento da primeira parcela. O sistema automaticamente agrupará o sinal com a primeira parcela. Assim as parcelas serão R$100,00 (primeira parcela + frete), R$50,00 e R$50,00 respectivamente.

Até a próxima! 😁

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