No momento da criação do seu Pedido de venda (caso o pedido já esteja feito, vá ao menu CRM > Pedidos de vendas, identifique o pedido em questão e clique na setinha ao lado de Gerar NF-e > Alterar), selecione a aba Cobranças e preencha as informações.
Selecione a conta bancária e o meio de pagamento. E caso a forma de pagamento seja pagamento único, estabeleça uma data de vencimento ou a quantidade de dias para o vencimento.
Se o pagamento é de forma parcelada, vá ao campo Forma de pagamento e selecione a opção Pagamento parcelado para colocar parcelas. Repare que ao selecionar essa opção, novos campos serão abertos para o preenchimento.
Caso queira informar um sinal, preencha o valor e a data do pagamento do mesmo, informe a quantidade de parcelas e os dias para o vencimento. A data da primeira parcela é opcional, ao preenchê-la o sistema vai utilizá-la para o cálculo do vencimento das demais parcelas. Caso não seja preenchido, o sistema utilizará a data de criação da cobrança. Após o preenchimento das informações, o sistema exibirá uma simulação das parcelas, suas respectivas datas e valores.
Você pode também alterar individualmente o campo de vencimento ou valor de cada parcela.
Feito isso, clique no botão Finalizar para salvar a sua cobrança.
Pagamento por boleto
Após preencher todas as informações necessárias do pedido de venda, selecione a opção em "Meio de pagamento".
Ao transmitir a NF-e, o boleto será automaticamente registrado no banco e será criada uma conta a receber no Mainô. Para visualizá-la, acesse o menu Financeiro > Contas a Receber. No menu de contexto, selecione a opção "visualizar boleto" para imprimir o boleto ou "enviar boleto por e-mail" para enviá-lo por e-mail ao cliente;
Importante: ao definir as cobranças no pedido, o sistema criará as contas a receber somente após a emissão da NF-e ou após confirmação do pedido.
Adicionando cobrança de pagamento após a emissão da NF-e
Também é possível gerar as cobranças para uma NF-e já transmitida. Mas como ela já foi transmitida, não há mais como alterá-la. Ou seja, as cobranças não sairão no DANFE.
Para isso, acesse o menu Financeiro > Contas a Receber, e clique no botão azul "Cadastrar”.
No campo Nota Fiscal, ao digitar o número de uma nota de saída emitida, o sistema exibirá a numeração completa da nota fiscal. Ao selecionar essa numeração, alguns campos já serão preenchidos automaticamente. Você precisará preencher apenas "Forma de pagamento" e "Data de vencimento".
Caso a cobrança seja parcelada, marque a opção "Criar mais de uma conta a receber", e preencha os campos "Quantidade de parcelas" e "Vencimento a cada X dias ou meses.".
Vale ressaltar que caso deseje que alguma informação seja exibida no boleto, é preciso preencher a informação no campo "Instruções do boleto". É possível alterar informações de "Multa e Juros" e "Texto de composição da cobrança".
Após salvar as informações, acesse o menu Financeiro > Contas a receber. No menu de contexto, selecione a opção "Visualizar boleto para impressão" ou "Enviar boleto por e-mail".
Condições de pagamento fixas
Também é possível criar condições de pagamento fixas, onde você também tem a opção de associar essas condições aos seus clientes fixos. Ou seja, quando clicar no cliente, a condição será carregada automaticamente. Para saber como criar essas condições, clique no link abaixo.
Cobrando o frete primeiro
Imagine que você está fazendo uma venda, cujos produtos custaram R$150,00 e o frete custou R$50,00. Você acordou com seu cliente o pagamento em três parcelas, mas, o frete deverá ser cobrado juntamente com a primeira parcela. Nesse caso, informe o frete no valor do sinal e informe a data de vencimento do sinal igual a data de vencimento da primeira parcela. O sistema automaticamente agrupará o sinal com a primeira parcela. Assim as parcelas serão R$100,00 (primeira parcela + frete), R$50,00 e R$50,00 respectivamente.
Até a próxima! 😁