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Como dar entrada em uma NF-e do seu fornecedor através do Monitoramento de NF-es recebidas?
Como dar entrada em uma NF-e do seu fornecedor através do Monitoramento de NF-es recebidas?
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Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de 5 meses

Caso você possua o certificado A1, o sistema possui o Monitoramento de NF-es Recebidas, essa funcionalidade faz uma busca de todas as NF-es emitidas contra o CNPJ da sua empresa na Sefaz. Ao fazer a ativação dessa funcionalidade, o sistema automaticamente reconhecerá qualquer NF-e emitida contra sua empresa nos últimos 3 meses que ainda não foram importadas ao sistema.

Observações

  • O Monitoramento só encontra NF-es de produtos, não sendo reconhecidas assim NFS-es (Notas fiscais de serviço);

  • O Monitoramento só reconhece as NF-es após a liberação do download pela Sefaz, o que pode demorar alguns minutos após o aceite das NF-es;

  • Caso a NF-e já tenha sido importada manualmente no sistema, ela não será identificada pelo Monitoramento.

Ativando o Monitoramento

1 - Acesse o menu Estoque > Compras > Monitoramento de NF-es recebidas

2 - Verifique se a opção "Habilitar monitoramento de notas" está ativa. Caso não esteja, você consegue mudar para "sim" nessa mesma opção.

3 - Utilize os filtros de data para verificar se existe alguma NF-e emitida contra seu CNPJ. Lembre-se que a consulta é realizada de tempos em tempos (geralmente a cada 15 minutos) e só é buscada uma NF-e por vez.

4 - Quando uma NF-e for identificada, você terá as seguintes opções:

Você pode confirmar a operação, desconhecer ou informar que não foi realizada que essa informação será enviada como um evento para a Sefaz.

Para dar entrada ao seu estoque, clique na opção Confirmar operação. Repare que a NF-e saíra da listagem, ela irá para o menu Estoque > NF-es de terceiros.

5 - Acesse o menu Estoque > NF-es de terceiros, identifique a NF-e na listagem e clique em seta ao lado de DANFE > Movimentar estoque.

6 - Pronto! Agora você se encontra exatamente na mesma tela caso tivesse importado o XML do Fornecedor.

Verifique os produtos, e se os produtos forem novos, clique em Salvar para dar entrada no estoqueSe forem produtos já existentes no estoque, o sistema faz a vinculação automática, mas para isso os produtos precisam estar com mesmo código e unidade de medida do cadastro deles em estoque.

Se não estiverem com essas informações iguais, você pode realizar a alteração para que o sistema encontre o produto em estoque, os campos ficam liberados para edição.

Conferindo a nota fiscal

Você pode conferir as informações da nota fiscal e entrar com os produtos no estoque automaticamente. Porém, os produtos só irão incorporar no estoque automaticamente se o sistema localizar o seu produto no estoque de acordo com as informações dos produtos do fornecedor.

Caso algum produto não seja localizado no estoque, a nota vai pra tela de NF-e de Terceiros com uma marcação de erro ao incorporar os produtos no estoque.

Se a sua empresa não tem o certificado A1, ai você vai precisar do XML da nota do fornecedor para poder importar os produtos ao sistema, para isso, basta acessar esse artigo aqui:


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

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