Olá Mainoense! Para clientes que possuem o certificado A1 o sistema possui o Monitoramento de NF-es Recebidas, essa funcionalidade faz uma busca de todas as NF-es emitidas contra o CNPJ da sua empresa na Sefaz. Sendo assim, ao fazer a ativação dessa funcionalidade, o sistema automaticamente reconhecerá qualquer NF-e emitida contra sua empresa nos últimos 3 meses que ainda não foram importadas ao sistema.

Observações

  • O Monitoramento só encontra NF-es de produtos, não sendo reconhecidas assim NFS-es (Notas fiscais de serviço);
  • O Monitoramento só reconhece as NF-es após a liberação do download pela Sefaz, o que pode demorar alguns minutos após o aceite das NF-es;
  • Caso a NF-e já tenha sido importada manualmente no sistema, ela não será identificada pelo Monitoramento;

Para ativar o Monitoramento, siga os passos:

1 - Acesse o menu Estoque > Compras > Monitoramento de NF-es recebidas

2 - Verifique se está sendo apresentada na tela a mensagem: O sistema está buscando novas NF-es emitidas contra seu CNPJ.

Se a mensagem exibida for O sistema NÃO está buscando novas NF-es emitidas contra seu CNPJ, clique no botão Habilitar.

3 - Utilize os filtros de data para verificar se existe alguma NF-e emitida contra seu CNPJ. Lembre-se que a consulta é realizada de tempos em tempos (geralmente a cada 5 minutos) e só é buscada uma NF-e por vez.

4 - Quando uma NF-e for identificada, você terá as seguintes opções:

Você pode confirmar a operação, desconhecer ou informar que não foi realizada que essa informação será enviada como um evento para a Sefaz.

Para dar entrada ao seu estoque, clique na opção Importar para NF-es de terceiros, repare que a NF-e saíra da listagem, ela irá para o menu Estoque > NF-es de terceiros.

5 - Acesse o menu Estoque > NF-es de terceiros, identifique a NF-e na listagem e clique em seta ao lado de DANFE > Incorporar ao estoque.

6 - Pronto! Agora você se encontra exatamente na mesma tela que se tivesse importado o XML do Fornecedor, verifique os produtos, caso sejam produtos novos basta clicar em Salvar para dar entrada em estoque, caso sejam produtos já existentes no estoque o sistema faz a vinculação automática mas para isso os produtos precisam estar com mesmo código, unidade de medida e NCM do cadastro deles em estoque.

Se não estiverem com essas informações iguais, você pode realizar a alteração para que o sistema encontre o produto em estoque, os campos ficam liberados para edição ;D

Se a sua empresa não tem o certificado A1, ai você vai precisar do XML da nota do fornecedor para poder importar os produtos ao sistema, para isso, basta acessar esse artigo aqui:

Até a próxima!

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