Embora seja possível dar retorno em mercadorias do armazém de forma manual, o mais adequado é que isso seja feito por meio de nota fiscal emitida pelo armazém.
Realizar esse processo é simples, mas há alguns pontos em que se deve ter atenção para que o retorno seja feito de forma correta.
Primeiro passo:
O primeiro passo é dar entrada na NF-e emitida pelo seu armazém.
Se você tiver o monitoramento de NF-es ativo, basta acessar o menu Fiscal > Notas Fiscais > Monitoramento de NF-es Recebidas > encontre a NF-e (você pode utilizar os filtros para facilitar a busca) > Importar para NF-es de Terceiros
Depois disso, vá em Menu Fiscal > Notas Fiscais > NF-s de Terceiros > encontre a NF-e > seta ao lado de DANFE > Incorporar ao estoque
Caso você não tenha o monitoramento ativo e possua o XML da NF-e de retorno do armazém, o caminho será menu Menu Fiscal > Notas Fiscais > NF-es de Terceiros > Importar NF-e > Buscar XML > desmarque a opção Vincular Pagamentos > Importar.
Segundo passo:
Após dar entrada na nota fiscal, seja por meio do monitoramento de NF-es ou não, abrirá para você a seguinte tela, onde você pode verificar e alterar as informações do produto:
Neste momento, o mais importante é verificar se o sistema está indicando que o produto foi encontrado. Caso sim, você só precisa selecioná-lo e salvar.
Caso contrário, será indicado “Novo produto”.
Isso significa que o código e a Unidade de medida não estão iguais aos do produto que já está cadastrado no estoque, por isso o sistema não foi capaz de realizar o vínculo. Isso acontece pois muitas vezes o armazém emite a nota fiscal utilizando referências diferentes das que a sua empresa utiliza. Neste caso, é preciso que você faça as devidas alterações na tela, até que o sistema indique “1 produto encontrado”. Por fim, basta selecioná-lo e salvar.
Seguindo esses passos você vai garantir que o retorno de produtos do armazém seja feito de forma adequada, mantendo assim uma gestão de estoque eficiente e completa.
Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!