Olá, Mainoense!

No processo de entrada de produtos a partir da NF-e do seu fornecedor, o sistema faz uma busca antes da entrada da NF-e e trabalha de duas formas:

- Alimentando o estoque caso o produto já seja cadastrado;

- Cadastrando o produto caso ele não apareça nos resultados da busca.

Com isso, é possível importar a Nota Fiscal de seu fornecedor e atualizar o estoque do produto já existente ou cadastrar os produtos no sistema automaticamente.

CADASTRANDO PRODUTOS NOVOS:

Para inserir novos produtos no seu estoque através de uma nota de fornecedor, siga os passos abaixo:

1 - Acesse o menu Estoque > NF-e de Terceiros;

2 - Selecione a opção Importar NF-e;

3 - Clique no botão Buscar XML, selecione o arquivo XML no seu computador (NF-e enviada pelo seu fornecedor) e clique no botão Importar.

Opções de importação:

  • Esta nota deverá movimentar estoque - Marcando essa opção, ao clicar em salvar, você será direcionada para uma página onde os produtos serão incorporados ao estoque.

  • Vincular conta a pagar - O sistema vai criar uma conta a pagar para a NF-e importada. Caso haja um plano de contas vinculado à conta a pagar, basta escolher na opção abaixo. Não conhece a funcionalidade de plano de contas? Clique aqui e saiba como configurar.

4 - Confira a lista de produtos que foram comprados e clique em Salvar. Pronto, os produtos da nota do seu fornecedor já estão no seu estoque. ;D

Após a entrada da NF-e de terceiros, é necessário fazer a incorporação dos produtos ao estoque (que seria o mesmo que lançar as quantidades).

VISUALIZANDO OS PRODUTOS EM ESTOQUE

Para verificar se tudo está correto no estoque, vá agora ao menu Estoque > Produtos em estoque. Para visualizar somente os produtos importados desta nota, selecione a nota desejada no filtro "NF-e de Terceiros". Você também pode pesquisar pelo período de entrada da nota ou pelo fornecedor.

ATUALIZANDO O PRODUTO EXISTENTE NO ESTOQUE:

Caso o cadastro do produto já exista no estoque, você pode vincular esta NF-e de compra ao produto existente. O sistema não vai cadastrar um novo produto, mas somente agregar a quantidade que entra pela nota fiscal do fornecedor à quantidade existente no estoque. Para isso, os produtos da nota do seu fornecedor precisam ter o mesmo código, a mesma unidade de medida e o mesmo NCM do seu produto em estoque.

Ok! Mas o meu fornecedor não usa o mesmo código que eu. E agora?

Como os campos são editáveis, basta alterar as informações direto na tela de incorporar ao estoque, após importar o XML da nota. Ao fazer as alterações, o sistema mostrará as listas de produtos que correspondem às informações mencionadas. Então, basta selecionar o produto que terá o estoque alimentado.

Esse processo de vincular a entrada ao produto já existente no estoque é de suma importância para que não haja a duplicidade do seu produto, para que não some unidades de medida distintas e para que haja um controle efetivo das movimentações de entrada/saída do produto.

Mas eu quero cadastrar o código do meu fornecedor, como faço?

Há também a possibilidade de cadastrar no seu produto em estoque, após a primeira entrada, os fornecedores e o "código do fornecedor" que geralmente você consegue obter na sua NF-e de compra. Assim, quando houver entrada desse fornecedor, o sistema já vai identificar o produto e agregará apenas a quantidade inserida.

Você consegue adicionar essa informação através do menu Estoque > Produtos em estoque. Selecione o produto que deseja, clique na seta ao lado de Visualizar > Alterar > Aba Fornecedores. Basta selecionar o Fornecedor e inserir o código da nota de compra.

-> NÃO SE ESQUEÇA!

Para o sistema incorporar um produto da NF-e do seu fornecedor ao produto existente no estoque é preciso que, no momento da entrada da nota ao estoque, ele tenha o mesmo código do produto em estoque, o mesmo NCM e a mesma unidade de medida.

A grande novidade é que se você não souber as informações do seu produto, ou como ele foi cadastrado no estoque, você consegue localizar o mesmo pela sua descrição. Isso ajuda bastante a encontrar o produto no estoque quando você não sabe o código, por exemplo. Para isso, basta clicar no desenho de lupa que aparece no final de cada produto e digitar uma parte de sua descrição.

Ah, você usa o certificado A1? Dá uma olhadinha nesse artigo sobre a funcionalidade "Monitoramento de Notas" ;D

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