Números de NF-e "pulados"

Entenda como numerações de NF-es podem ser puladas.

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Frequentemente nossos usuários nos perguntam porque existem numerações de NF-es que são "puladas", por exemplo, uma sequência de NF-es 1, 2, 3, 5 onde o número 4 foi "pulado". Por que isso ocorre?

A explicação é simples: O sistema gera números de NF-e sempre sequencialmente. Ou seja, se o último número é o 1, o próximo será 2. Se o último é o 2 o próximo será o 3. E assim sucessivamente. Entretanto, uma NF-e ainda não transmitida, gerada através de um pedido de venda ou de uma Declaração de Importação, por exemplo, é excluída quando o usuário cancela a Declaração de Importação ou reabre o pedido. Caso já exista um número maior de NF-e o sistema irá seguir a sequencia do maior número.

Por exemplo: Suponha que foi gerada uma NF-e 1 através de um pedido de venda X e a mesma não foi transmitida. Em seguida, o mesmo foi feito para as NF-es 2, 3, 4 e 5. Entretanto, observou-se que havia um erro na NF-e 4. Retornamos ao pedido e cancelamos o mesmo ou reabrimos para fins de alteração. Nesse momento, o sistema fica com as NF-es 1, 2, 3 e 5.

Após corrigir o pedido e gerar novamente a NF-e o sistema irá seguir a sequência, gerando a NF-e de número 6 e causando um "pulo" na NF-e de número 4. Assim, sempre que gerar uma NF-e verifique a numeração. Se preciso, reabra a NF-e e altere seu número.

Caso não seja mais possível alterar a numeração da NF-e não tem problema. Basta realizar a inutilização. Para saber mais sobre a inutilização, veja o artigo abaixo:

Espero ter ajudado! ;D

Respondeu à sua pergunta?