Olá Mainoense! Nosso artigo hoje é sobre “Como cadastrar um usuário representante” no sistema. Essa funcionalidade é muito útil para verificar o desempenho de seus representantes, bem como gerenciar as comissões a serem pagas.

Antes de começar, é necessário verificar se a configuração "Habilitar representante de venda no sistema" está marcada, e eu vou te auxiliar com isso!

Acesse o menu Usuário > Configurações e vá na aba de Pedidos de venda:

Agora, aproveitando que estamos em configurações, vamos selecionar o tipo de comissionamento dos seus representantes. Nesta mesma tela, você verá a opção "Tipo de comissão a ser utilizada". Você tem três opções de tipo de comissionamento. São essas:

  • Comissão por Representante: esta opção indica que cada representante possui um percentual fixo de comissão, independente do produto ou das condições negociadas. Ao selecionar esta opção o percentual de comissão será informado no cadastro do representante;

  • Comissão por Produto: o percentual de comissão é definido pelo produto, e não por representante. Ao selecionar esta opção o percentual de comissão será informado no cadastro do produto.

  • Comissão por Pedido de Venda: Esta opção indica que não existe um padrão pré-definido, ou seja, a cada pedido de venda o usuário deverá definir o percentual de comissão. Ao selecionar esta opção o percentual de comissão será informado no pedido de venda;

Além do tipo de comissão, podemos selecionar também o que compõe o percentual de comissão. Logo ao lado, na opção "Base de cálculo da comissão" você terá duas opções, "Valor dos Produtos" e "Valor dos Produtos + IPI". Ah, não se esqueça de salvar as alterações.

Caso queira saber mais ou alterar as configurações dos seus representantes, veja este artigo.

Com as configurações aplicadas podemos começar de fato, essa ação vai ter 3 passos, apenas!

1. Acesse novamente o menu Usuários > Usuários ativos > Clique em Cadastrar. Nas informações de usuário preencha os campos solicitados, que são: Nome, e-mail, Cargo e Departamento. Essas informações são obrigatórias para que o representante acesse o sistema. Informações como whatsapp não são obrigatórios, porém são tão importantes quanto.

2. Mais abaixo, selecione a opção representante e, caso tenha selecionado Comissão por Representante nas configurações, selecione o percentual dessa comissão.

Além disso, ao cadastrar um representante, algumas outras opções aparecem na tela. Veja as possibilidades de acordo com as permissões:

  • Comissão: Percentual de comissão a ser definido para o representante. Só aparecerá se for selecionado "Comissão por Representante" em configurações;

  • Permite gerar nota fiscal a partir do pedido de venda: Ou seja, autoriza que o usuário representante crie notas a partir do pedido de venda;

  • Permite reabrir pedido de venda com nota fiscal: Ou seja, defini se o usuário pode ou não reabrir um pedido de venda com nota fiscal gerada;

  • Limita a listagem de clientes para exibir apenas os clientes relacionados ao representante: Ou seja, só aparecerá os clientes que estão relacionados ao representante em questão;

  • Alterar somente os clientes relacionados ao representante: Ou seja, o usuário consegue visualizar todos os clientes cadastrados, porém só consegue alterar o cliente vinculado à ele;

Ah, uma informação importante! Os usuários que não possuem acesso a nenhum submenu não contarão para a cota de seu plano. Ou seja, se você cadastrar um representante de venda deixando todas as opções de acesso desmarcadas, ele não vai ter acesso ao sistema, dessa forma, mesmo não irá subtrair do número de usuários que você possui disponível em seu plano!

3. Agora para terminar, vamos definir os acessos do representante! Selecione quais os acessos que o usuário deve possuir e quais o mesmo pode alterar.

  • Ao marcar os quadradinhos do lado esquerdo, os acessos terão a função de visualizar, ficando limitados a somente ver os pedidos, não podendo alterar e nem cadastrar informações no sistema;

  • Ao marcar os quadradinhos do lado direito, os acessos terão a função de edição, conseguindo então, fazer alterações e cadastros no sistema.

Depois de fazer esses 3 passos, você já está com o perfil do seu representante criado. A senha do usuário será definida pelo próprio. Assim que cadastrado o sistema irá disparar um e-mail de ativação para o usuário, e por este e-mail ele fara a definição de sua senha.

Agora só falta ele definir a senha através do link enviado por e-mail, acessar o Mainô e começar e vender! ;D

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