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Como cadastrar um usuário com a função Representante?
Como cadastrar um usuário com a função Representante?

Saiba como cadastrar os seus representantes no sistema Mainô

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Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

No sistema Mainô, você pode cadastrar seus representantes, para que assim seja possível verificar o desempenho deles e gerenciar as comissões a serem pagas. É uma funcionalidade muito útil para a organização da sua empresa.

Antes de começar, é necessário verificar se a configuração "Habilitar representante de venda no sistema" está marcada, e nós vamos te ajudar com isso!

Acesse o menu Usuário > Configurações e vá na aba de Pedidos de venda:

Agora, aproveitando que estamos em configurações, vamos selecionar o tipo de comissionamento dos seus representantes. Nesta mesma tela, você verá a opção "Tipo de comissão a ser utilizada". Você tem três opções de tipo de comissionamento. São essas:

  • Comissão por Representante: essa opção indica que cada representante possui um percentual fixo de comissão, independente do produto ou das condições negociadas. Ao selecioná-la, o percentual de comissão será informado no cadastro do representante;

  • Comissão por Produto: o percentual de comissão é definido pelo produto, e não por representante. Ao selecioná-la, o percentual de comissão será informado no cadastro do produto;

  • Comissão por Pedido de Venda: essa opção indica que não existe um padrão pré-definido, ou seja, a cada pedido de venda o usuário deverá definir o percentual de comissão. Ao selecioná-la, o percentual de comissão será informado no pedido de venda;

Além do tipo de comissão, podemos selecionar também o que compõe o percentual de comissão. Logo ao lado, na opção "Base de cálculo da comissão", você terá duas opções: "Valor dos Produtos" e "Valor dos Produtos + IPI". Ao fim, clique em Salvar as alterações.

Caso queira saber mais ou alterar as configurações dos seus representantes, veja este artigo:

Com as configurações aplicadas, é hora de efetuar o cadastro de representante!

Passo 1:

Acesse novamente o menu Usuários > Usuários ativos > Clique em Cadastrar. Nas informações de usuário, preencha os campos solicitados, que são: Nome, E-mail, Cargo e Departamento.

Essas informações são obrigatórias para que o representante acesse o sistema. Informações como WhatsApp não são obrigatórias, porém são tão importantes quanto.

Etapa 2:
Mais abaixo, selecione a opção Representante e, caso tenha selecionado Comissão por Representante nas configurações, selecione o percentual dessa comissão.

Além disso, ao cadastrar um representante, algumas outras opções aparecem na tela. Veja as possibilidades de acordo com as permissões:

  • Comissão: percentual de comissão a ser definido para o representante. Só aparecerá se for selecionado "Comissão por Representante" em configurações;

  • Permite gerar nota fiscal a partir do pedido de venda: ou seja, autoriza que o usuário representante crie notas a partir do pedido de venda;

  • Permite reabrir pedido de venda com nota fiscal: isto é, define se o usuário pode ou não reabrir um pedido de venda com nota fiscal gerada;

  • Limita a listagem de clientes para exibir apenas os clientes relacionados ao representante: só aparecerão os clientes que estão relacionados ao representante em questão;

  • Alterar somente os clientes relacionados ao representante: o usuário consegue visualizar todos os clientes cadastrados, porém só pode alterar o cliente vinculado à ele;

⚠️Importante: os usuários que não possuem acesso a nenhum submenu não irão contar para a cota do seu plano.

Isso significa que se você cadastrar um representante de venda deixando todas as opções de acesso desmarcadas, ele não vai ter acesso ao sistema. Dessa forma, ele não irá subtrair do número de usuários que você possui disponível em seu plano.

Passo 3:

Para terminar, vamos definir os acessos do representante. Selecione quais os acessos que o usuário deve possuir e quais o mesmo pode alterar.

  • Ao marcar os quadradinhos do lado esquerdo, os acessos terão a função de visualizar, ficando limitados a somente ver os pedidos, não podendo alterar e nem cadastrar informações no sistema;

  • Ao marcar os quadradinhos do lado direito, os acessos terão a função de edição, conseguindo então, fazer alterações e cadastros no sistema.

Depois de fazer esses 3 passos, você já está com o perfil do seu representante criado. A senha do usuário será definida pelo próprio. Assim que cadastrado, o sistema irá disparar um e-mail de ativação para o usuário, e por esse e-mail ele fará a definição da senha.

Agora só falta ele definir a senha através do link enviado por e-mail, acessar o Mainô e começar e vender! 😃


🎥 VÍDEO: Como cadastrar um usuário com a função Representante?

Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.

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