Ativando o Monitoramento de Notas

Importar nota fiscal manualmente? Esquece isso aí!

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Quando o assunto é recebimento de notas fiscais, dois aspectos são fundamentais: agilidade e informação precisa. Nesse sentido, a funcionalidade de Monitoramento de NF-es Recebidas se torna grande aliada para a otimização dos processos operacionais.

Ao ser habilitado, o monitoramento vai identificar diretamente do ambiente da SEFAZ nacional todas as notas emitidas contra o CNPJ de sua empresa nos últimos 3 meses. Com isso, você vai poder levar as notas encontradas para a tela de NF-es de terceiros e, caso queira, incorporar essa nota ao estoque.

O monitoramento de notas da Mainô busca

pelas notas emitidas na base nacional a cada 15 minutos.

Observações

  • O Monitoramento só encontra NF-es de produtos, não sendo reconhecidas assim NFS-es (Notas fiscais de serviço);

  • O Monitoramento só reconhece as NF-es após a liberação do download pela Sefaz, o que pode demorar alguns minutos após o aceite das NF-es;

  • Caso a NF-e já tenha sido importada manualmente no sistema, ela não será identificada pelo Monitoramento;

Cabe ressaltar que o monitoramento de NF-es só funciona com o certificado digital A1.

Passo 1: Ativando o monitoramento.

Para ativar o monitoramento, basta você ir em Usuário > Sem monitoramento de NF-es (Habilitar).

Nesse momento, você será redirecionado para a tela do Monitoramento de Notas Fiscais. Na tela aparecerá um alerta, basta clicar no botão verde Habilitar, como na próxima imagem:

Vale ressaltar que na primeira ativação, as notas podem demorar um pouco a serem identificadas por ser a primeira ativação da funcionalidade. As notas ficam disponíveis no monitoramento durante três meses.

Além disso, o padrão do filtro aplicado pelo sistema é de uma semana. Caso queira estender o prazo, é só ajustar a data no filtro, ou mesmo apagá-lo.

Ainda no filtro, você pode pesquisar suas notas pela chave de acesso através do emissor da nota, como pode ser visto na imagem acima.

Passo 2: Acesso ao monitoramento.

Agora que o monitoramento está ativado, para acessá-lo basta ir em Estoque > Monitoramento de NF-es Recebidas:

Por fim, se quiser levar essas notas fiscais para a tela de NF-es de Terceiros, para posteriormente adicioná-las ao seu estoque, basta clicar na setinha ao lado de “Confirmar Operação” e selecionar a opção “Importar para NF-es de Terceiros”.

Para saber mais sobre as opções de ciência da operação “Confirmar Operação”, “Desconhecer Operação” e “Operação não realizada”, clique aqui.

Agora você não vai precisar ficar se preocupando em pedir as XMLs das suas notas aos seus fornecedores para incorporá-las ao seu sistema! 😉


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?