Quando o assunto é recebimento de notas fiscais, dois aspectos são fundamentais: agilidade e informação precisa. Nesse sentido, a funcionalidade de Monitoramento de NF-es Recebidas se torna grande aliada para a otimização dos processos operacionais.
Ao ser habilitado, o monitoramento vai identificar diretamente do ambiente da SEFAZ todas as notas emitidas contra o CNPJ de sua empresa nos últimos 3 meses. Com isso, você vai poder levar as notas encontradas para a tela de NF-es de terceiros e, caso queira, incorporar essas notas ao estoque.
O monitoramento de notas da Mainô busca pelas notas emitidas na base nacional a cada 15 minutos. |
Observações
O Monitoramento só encontra NF-es de produtos, não sendo reconhecidas assim NFS-es (Notas fiscais de serviço);
O Monitoramento só reconhece as NF-es após a liberação do download pela SEFAZ, o que pode demorar alguns minutos após o aceite das NF-es;
Caso a NF-e já tenha sido importada manualmente no sistema, ela não será identificada pelo Monitoramento.
Cabe ressaltar que o monitoramento de NF-es só funciona com o certificado digital A1.
Passo 1: Ativando o monitoramento.
Para ativar o monitoramento, basta você ir em Usuário > Sem monitoramento de NF-es (Habilitar).
Nesse momento, você será redirecionado para a tela do Monitoramento de Notas Fiscais. Na tela que vai abrir, basta você marcar Sim para a opção Habilitar monitoramentos de notas, como no gif abaixo:
Vale ressaltar que na primeira ativação, as notas podem demorar um pouco a serem identificadas por ser a primeira ativação da funcionalidade. As notas ficam disponíveis no monitoramento durante três meses.
Além disso, para encontrar suas notas com mais facilidade, você pode usar o filtro para pesquisar pela data de emissão, chave de acesso, e emissor.
Passo 2: Acesso ao Monitoramento.
Agora que o monitoramento está ativado, para acessá-lo basta ir em Estoque > Monitoramento de NF-es Recebidas:
Por fim, se quiser levar essas notas fiscais para a tela de NF-es de Terceiros, para posteriormente adicioná-las ao seu estoque, basta clicar na seta ao lado de “Conferir” e clicar em Importar para NF-es de Terceiros.
Para saber mais sobre as opções de ciência da operação “Confirmar Operação”, “Desconhecer Operação” e “Operação não realizada”, clique aqui.
Agora você não vai precisar ficar se preocupando em pedir as XMLs das suas notas aos seus fornecedores para incorporá-las ao seu sistema! 😉
Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!