O que você vai aprender nesse artigo:
1. O que é o Monitoramento de NF-es Recebidas?
Passo 1: Ativando o monitoramento.
Passo 2: Acesso ao Monitoramento.
2. Conhecendo o Manifesto do Destinatário
1. O que é o Monitoramento de NF-es Recebidas?
Quando o assunto é recebimento de notas fiscais, dois aspectos são fundamentais: agilidade e informação precisa. Nesse sentido, a funcionalidade de Monitoramento de NF-es Recebidas se torna grande aliada para a otimização dos processos operacionais.
Ao ser habilitado, o monitoramento vai identificar diretamente do ambiente da SEFAZ todas as notas emitidas contra o CNPJ de sua empresa nos últimos 3 meses. Com isso, você vai poder levar as notas encontradas para a tela de NF-es de terceiros e, caso queira, incorporar essas notas ao estoque.
O monitoramento de notas da Mainô busca pelas notas emitidas na base nacional a cada uma hora. |
Observações
O Monitoramento só encontra NF-es de produtos, não sendo reconhecidas assim NFS-es (Notas fiscais de serviço);
O Monitoramento só reconhece as NF-es após a liberação do download pela SEFAZ, o que pode demorar alguns minutos após o aceite das NF-es;
Caso a NF-e já tenha sido importada manualmente no sistema, ela não será identificada pelo Monitoramento.
Cabe ressaltar que o monitoramento de NF-es só funciona com o certificado digital A1.
Passo 1: Ativando o monitoramento.
Para ativar, é preciso:
Ir no Menu Fiscal > Notas Ficais
Depois, ir na aba "Monitoramento de Notas Recebidas"
Lá, precisa habilitar o monitoramento de notas
Vale ressaltar que na primeira ativação, as notas podem demorar um pouco a serem identificadas por ser a primeira ativação da funcionalidade. As notas ficam disponíveis no monitoramento durante três meses.
Além disso, para encontrar suas notas com mais facilidade, você pode usar o filtro para pesquisar pela data de emissão, chave de acesso, e emissor.
Passo 2: Acesso ao Monitoramento.
Agora que o monitoramento está ativado, para acessá-lo basta ir no Menu Fiscal > Notas Fiscais
Lá, você consegue acessar a aba "Monitoramento de Notas Recebidas"
Por fim, se quiser levar essas notas fiscais para a tela de NF-es de Terceiros, para posteriormente adicioná-las ao seu estoque:
Clique na seta ao lado de “Conferir”
Clique em Importar para NF-es de Terceiros.
2. Conhecendo o Manifesto do Destinatário
O Manifesto do Destinatário é uma funcionalidade do sistema que permite ao cliente se posicionar sobre os documentos fiscais emitidos contra seu CNPJ. Ele tem como principais objetivos:
Verificar se reconhece a operação (compra, devolução etc.);
Evitar fraudes, identificando notas emitidas de forma indevida;
Controlar com mais precisão o recebimento de mercadorias.
Para isso, o processo é composto por tipos de manifestação, cada um com uma finalidade específica:
Desconhecer operação: utilizado quando o destinatário identifica que sua Inscrição Estadual ou CNPJ foi usado indevidamente pelo emitente da nota, geralmente para encobrir operações fraudulentas. Esse evento serve como proteção contra possíveis passivos tributários.
Operação não Realizada: deve ser informado quando a operação descrita na nota fiscal não se concretizou — como em casos de devolução antes da entrada da mercadoria ou sinistro durante o transporte.
Confirmar operação: registrado após a efetiva realização da operação, geralmente depois da entrada da mercadoria no estabelecimento. Confirma que a operação ocorreu conforme descrito na NF-e. Após esse registro, o emitente não pode mais cancelar a nota fiscal.
Para realizar uma dessas ações, você deve ir em seta ao lado de DANFE da NF-e no monitoramento de notas recebidas e indicar a manifestação que deseja realizar: