Manter os seus cadastros de contas em dia é fundamental para que tudo corra bem na sua gestão. E essa operação não precisa ser complicada! Se você precisa realizar cadastros ou atualizar informações de clientes, fornecedores, fabricantes ou transportadoras, esse artigo é para você.

Primeiro você precisa saber que ao importar NF-es emitidas ou recebidas de terceiros no sistema, nós cadastraremos as empresas e pessoas vinculadas a essa nota fiscal automaticamente, para saber mais sobre isso clique aqui.

Preenchendo a planilha para cadastro ou atualização de informações:

É importante acessar a planilha modelo que disponibilizamos, pois ela já contém os campos obrigatórios para o sistema. Para fazer o download do arquivo, clique na imagem abaixo.

Atenção ao preenchimento das informações obrigatórias para cadastro, ok?!

Nessa planilha temos apenas dois campos obrigatórios:

  • Razão Social

  • Documento

É importante se atentar a essas informações, pois assim o upload da planilha será feito de maneira correta e sem nenhum erro.

Por mais que apenas esses campos sejam obrigatórios para a importação, para emissão de notas fiscais é importante que esses outros campos também estejam preenchidos:

  • Indicador de IE (Contribuinte de ICMS, Contribuinte Isento, Não Contribuinte).

  • IE (se houver).

  • Tipo de Pessoa (Física, Jurídica, Estrangeiro).

  • Endereço (Rua, Número, Bairro, Município, UF e País).

  • Tipo de Stakeholder (Cliente, Fornecedor, Fabricante, Transportadora).

O preenchimento da aba contatos, assim como dos campos não citados anteriormente, não é obrigatório para cadastro e nem para emissão da NF-e. Porém, caso deseje preencher a aba contatos, é preciso sempre informar o CNPJ (ou Razão Social da empresa) ou a pessoa em que deseja adicionar as informações de contato.

Depois das informações preenchidas, salve a planilha em seu computador e envie para nossa equipe através do Chat ou do Whatsapp, para que assim a gente possa fazer a importação para você.

Simples e rápido, né?!
Espero que tenha te ajudado :)


Observação: esse artigo é bem detalhado para ensinar cada passo do processo para que qualquer cliente Mainô consiga usar essa funcionalidade. Mas caso sua empresa esteja em processo de implantação, lembre-se de se manter alinhado com seu gerente de implantação durante todo esse processo.

Encontrou sua resposta?