Passar para o conteúdo principal

Registro de Movimentações Físicas: o que é e como usar?

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de um mês

Aprenda como cadastrar e acompanhar movimentações físicas no sistema.

O que você vai aprender neste artigo:

  1. O que são movimentações físicas

  2. Como cadastrar uma movimentação física

  3. Tipos de movimentações físicas e seus motivos

1. O que são movimentações físicas?

As movimentações físicas são registros de ações que afetam diretamente o estoque da loja, como perdas, danos ou ajustes. Elas permitem o rastreamento completo do que acontece com os produtos, trazendo mais controle e visibilidade para a operação.

Existem quatro tipos de movimentações físicas:

  • Sinistro

  • Retrabalho

  • Vencimento (shelf life)

  • Avarias

Para visualizar, cadastrar ou aprovar essas movimentações, acesse o menu: Estoque > Movimentações Físicas


2. Como cadastrar uma movimentação física

Na tela de movimentações físicas, clique em Cadastrar novo e preencha os campos obrigatórios com os dados da ocorrência. A seguir, veja como preencher para cada tipo de movimentação.


3. Tipos de movimentações físicas

🛑 Sinistro

Use este tipo quando ocorrer roubo ou assalto que resulte na perda de mercadoria.

  • Motivo "Externo": quando a mercadoria foi roubada do entregador. Nesse caso, informe o número do pedido.

  • Motivo "Interno": quando o roubo aconteceu dentro da loja.

Após preencher os dados e incluir os produtos, clique em Salvar.

⚠️ Atenção: A aprovação de sinistros deve ser feita por um responsável do time de controle.


🔁 Retrabalho

Utilizado quando um pedido precisa ser cancelado e reprocessado por algum motivo. É obrigatório informar o número do pedido.

Motivos possíveis:

  • Avaria em rota: o item se danificou durante a entrega.

  • Entrega parcial: apenas parte do pedido foi entregue.

  • Dado como entregue, mas cancelado: o entregador marcou como entregue no app, mas não entregou ao cliente.

  • Dado como cancelado, mas entregue: o pedido foi cancelado no sistema, mas o produto foi entregue.

Importante: em alguns motivos, não é permitido incluir ou excluir itens, apenas ajustar quantidades.


📅 Vencimento (Shelf-life)

Essa movimentação é usada para retirar do estoque produtos vencidos.

  • Anexe uma imagem dos itens vencidos.

  • Não é necessário informar número de pedido.

Após preencher todas as informações, clique em Salvar.


💥 Avarias

Use este tipo para registrar produtos ou garrafas que se quebraram, estouraram ou vazaram dentro da loja.

  • Motivo "Avaria do SKU na loja": para produtos avariados.


Respondeu à sua pergunta?