Aprenda como cadastrar e acompanhar movimentações físicas no sistema.
O que você vai aprender neste artigo:
O que são movimentações físicas
Como cadastrar uma movimentação física
Tipos de movimentações físicas e seus motivos
1. O que são movimentações físicas?
As movimentações físicas são registros de ações que afetam diretamente o estoque da loja, como perdas, danos ou ajustes. Elas permitem o rastreamento completo do que acontece com os produtos, trazendo mais controle e visibilidade para a operação.
Existem quatro tipos de movimentações físicas:
Sinistro
Retrabalho
Vencimento (shelf life)
Avarias
Para visualizar, cadastrar ou aprovar essas movimentações, acesse o menu: Estoque > Movimentações Físicas
2. Como cadastrar uma movimentação física
Na tela de movimentações físicas, clique em Cadastrar novo e preencha os campos obrigatórios com os dados da ocorrência. A seguir, veja como preencher para cada tipo de movimentação.
3. Tipos de movimentações físicas
🛑 Sinistro
Use este tipo quando ocorrer roubo ou assalto que resulte na perda de mercadoria.
Motivo "Externo": quando a mercadoria foi roubada do entregador. Nesse caso, informe o número do pedido.
Motivo "Interno": quando o roubo aconteceu dentro da loja.
Após preencher os dados e incluir os produtos, clique em Salvar.
⚠️ Atenção: A aprovação de sinistros deve ser feita por um responsável do time de controle.
🔁 Retrabalho
Utilizado quando um pedido precisa ser cancelado e reprocessado por algum motivo. É obrigatório informar o número do pedido.
Motivos possíveis:
Avaria em rota: o item se danificou durante a entrega.
Entrega parcial: apenas parte do pedido foi entregue.
Dado como entregue, mas cancelado: o entregador marcou como entregue no app, mas não entregou ao cliente.
Dado como cancelado, mas entregue: o pedido foi cancelado no sistema, mas o produto foi entregue.
Importante: em alguns motivos, não é permitido incluir ou excluir itens, apenas ajustar quantidades.
📅 Vencimento (Shelf-life)
Essa movimentação é usada para retirar do estoque produtos vencidos.
Anexe uma imagem dos itens vencidos.
Não é necessário informar número de pedido.
Após preencher todas as informações, clique em Salvar.
💥 Avarias
Use este tipo para registrar produtos ou garrafas que se quebraram, estouraram ou vazaram dentro da loja.
Motivo "Avaria do SKU na loja": para produtos avariados.