É comum que, ao longo do tempo, os produtos sofram alterações nos seus atributos (como peso, classificação fiscal, NCM, entre outros). Quando isso acontece, o sistema Mainô já está preparado para ajudar você a manter tudo atualizado com o Portal Único de forma simples e prática.
1. O que acontece no Catálogo de Produtos quando um produto tem atributos alterados?
Quando um produto do seu Catálogo de Produtos tiver seus atributos alterados no Portal Único, ele ficará com o status Inativo no sistema Mainô.
Mas você pode ficar tranquilo: dá para resolver isso direto no sistema, sem precisar acessar o Portal.
Aqui vai o passo a passo dependendo do cenário:
a) Produto já estava em um projeto e sincronizado pela Mainô
Se o produto já fazia parte de um projeto no Catálogo de Produtos, e havia sido sincronizado com o Portal, ele continuará visível no projeto, mas com o status de "inativo".
O que você precisa fazer:
Acessar o produto no projeto;
Preencher os novos atributos exigidos;
Reenviar para o Portal diretamente pelo sistema Mainô.
Ou seja: não é necessário acessar o Portal para fazer esse processo. Tudo pode ser feito dentro do sistema!
b) Produto ainda não estava em nenhum projeto
Se o produto que teve alterações ainda não foi incluído em nenhum projeto do Catálogo de Produtos, quando você adicioná-lo a um novo projeto, ele já virá com os campos atualizados, prontos para preenchimento.
Basta:
Inserir o produto no projeto desejado;
Completar os dados obrigatórios;
Transmitir para o Portal pelo Mainô.
Em resumo
Você não precisa se preocupar em fazer esse ajuste diretamente no Portal. O sistema da Mainô permite que você atualize e envie novamente os produtos com atributos alterados, tudo de forma integrada e prática. Assim, o seu Catálogo de Produtos se mantém sempre em conformidade com o Novo Processo de Importação.