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Catálogo de Produtos | Como utilizar
Catálogo de Produtos | Como utilizar

Saiba como utilizar a nova funcionalidade do sistema Mainô

Priscila Arraes avatar
Escrito por Priscila Arraes
Atualizado há mais de uma semana

O Gestor de Catálogo de Produtos é um módulo no Mainô ERP integrado ao Portal Único do Siscomex, que permite a criação, edição e controle de projetos de catalogação de produtos voltados ao comércio exterior. Ele oferece recursos avançados para organizar produtos, preencher atributos e garantir a conformidade com as exigências regulatórias.

Para acessar, vá até o menu Comex > Catálogo de Produtos.

No meu sistema não aparece esta funcionalidade. O que fazer?

Se no seu sistema não aparece a opção "Catálogo de Produtos" no menu "Comex", entre em contato com o nosso time de sucesso do cliente através do cs@maino.com.br, pois provavelmente seu plano está desatualizado.

Como cadastrar um projeto?

Para cadastrar basta clicar em Adicionar projeto, e preencher as informações de Nome do projeto, Prazo e Tipo de transmissão. A data do prazo serve para identificar quando um projeto está atrasado ou em andamento. O tipo de transmissão é o status que o produto vai ser criado no Portal Único.

Como cadastrar colaborador no projeto?

Na área de criação do projeto, você pode efetuar o cadastro de colaboradores que irão fazer parte do projeto. O colaborador pode ser do sistema ou externo, o colaborador do sistema precisa ser um usuário cadastrado dentro do sistema da Mainô. O usuário externo pode ser qualquer pessoa não cadastrada dentro do sistema da Mainô.


Colaboradores externos podem ser convidados via e-mail, onde receberão um link para acessar o projeto e preencher as informações.

Quais são os papéis dos colaboradores?

  • Encarregado: Pode preencher atributos dos produtos, mas não pode revisar nem transmitir os produtos. Só terá acesso à etapa de preencher do projeto.

  • Gestor: Responsável pela revisão dos produtos e pela transmissão do produto com o Portal Único Siscomex. Terá acesso à etapa de preencher e revisar do projeto.

OBS: O colaborador externo só pode ter o papel de encarregado.

Selecione os colaboradores e seus respectivos papéis. 


Como funciona a inclusão de produtos em um projeto?

Os produtos podem ser incluídos de diversas formas utilizando filtros de código, descrição, NCM, processo, entre outros.

Os produtos serão buscados dos produtos cadastrados no estoque dentro do sistema da Mainô e aparecerão na aba de Produtos Mainô. Depois basta selecionar os produtos que serão incluídos no projeto, depois de selecionar é só clicar em Incluir no Projeto. Se o produto já estiver adicionado no projeto, ele não aparece mais na busca.

Posso excluir produtos de um projeto?
Sim, produtos podem ser removidos, exceto aqueles que já foram transmitidos. Para excluir, basta ir na tela de alterar do projeto, na aba de Produtos incluídos no projeto, selecionar os produtos que deseja excluir e clicar em Excluir do projeto.

Como são as etapas do projeto?
O projeto tem duas etapas, a etapa de preencher e a etapa de revisar. Na etapa de preencher é onde as informações dos atributos dos produtos serão preenchidas individualmente, através das ações em massa ou por IA, antes de mandar para revisão. E a etapa de revisão é onde as informações dos atributos serão revisadas, aprovadas, reprovadas e onde acontece a transmissão para o Portal Único.

Como preencher as informações dos produtos?
Após incluir os produtos no projeto, para preencher as informações dos atributos basta ir na etapa de Preencher. O sistema vai agrupar os produtos por NCM e mostrar os atributos necessários para preenchimento.

Nessa etapa os produtos podem ter o status alterado para Informações insuficientes ou Aguardando revisão.

Preenchimento em massa ou por IA
O sistema pode preencher automaticamente os atributos de produtos de uma vez usando o preenchimento em massa, e também utiliza inteligência artificial para sugerir preenchimentos com base em descrições.



Como revisar as informações dos produtos?

Para revisar as informações dos produtos, basta ir na etapa de Revisar. Assim como na etapa de preencher, o sistema vai agrupar os produtos por NCM e mostrar os atributos necessários para preenchimento.

Nessa etapa os produtos podem ter o status alterado para Aprovado, Reprovado e também Transmitido. Um produto só pode ser transmitido se tiver o status aprovado. Caso ocorra algum erro na transmissão com o Portal, o produto ficará com o status de Erro ao transmitir. Se a transmissão ocorrer com sucesso, ele fica com o status de transmitido.


Quais são os status possíveis de um produto no projeto?

  • Não iniciado: Nenhum atributo foi preenchido ou nenhuma alteração foi realizada.

  • Informações insuficientes: Não foi possível preencher as informações.

  • Em preenchimento: Pelo menos alguma alteração foi realizada.

  • Aguardando revisão: Todas as informações foram preenchidas e o produto está pronto para revisão.

  • Aprovado: O produto foi revisado e está pronto para ser transmitido.

  • Reprovado: O produto foi revisado e não está pronto para ser transmitido.

  • Erro ao transmitir: O produto não transmitido ao Portal Único por algum erro.

  • Transmitido: O produto foi transmitido ao Portal Único.

Como funciona a transmissão para o Portal Único Siscomex?

Após a revisão e aprovação, os produtos podem ser transmitidos para o Portal Único Siscomex diretamente pelo sistema. Para isso, é preciso que o gestor do projeto tenha um e-CPF cadastrado no sistema Mainô e seja também um usuário dentro do Portal Único.

Para saber como cadastrar o e-CPF no Mainô, acesse o link abaixo.

Para realizar a transmissão com o Portal Único, é preciso adquirir créditos. Solicite o contato com a nossa equipe no link abaixo e aproveite para garantir condição especial!


É possível fazer correções do cadastro de produto de um produto já transmitido?

Sim, é possível. Nesse caso o Siscomex irá gerar uma nova versão do produto, mantendo o histórico de alterações.

Em caso de mais dúvidas sobre como funciona a funcionalidade, acesse o nosso artigo de perguntas frequentes no link abaixo.


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

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