A Declaração Única de Importação (DUIMP) substituirá a Declaração de Importação (DI) na emissão de notas fiscais de importação. A mudança visa agilizar o processo de Importação. Neste artigo, você vai aprender como utilizar a DUIMP no sistema Mainô.
A DUIMP, inicialmente, não terá extrato em XML. Para emitir a NF-e de Importação, o sistema consultará os dados via web services diretamente no Portal Único, sem upload de XML. Essa consulta exige um certificado e-CPF do usuário cadastrado no Portal, e não um e-CNPJ ou certificado NF-e, já cadastrados no sistema.
Cadastre o seu despachante aduaneiro 🎯
No Mainô, você não precisa se preocupar com e-CPF para buscar DUIMP, basta cadastrar o seu despachante na Área do Despachante Aduaneiro. Após o cadastro, o seu despachante terá acesso para buscar DUIMPs e emitir notas fiscais de importação diretamente no nosso sistema.
Clique no botão abaixo para saber como realizar o cadastro:
Como buscar a DUIMP? Quais ações o meu despachante cadastrado consegue fazer?
Para buscar a DUIMP, você precisa ter um e-CPF cadastrado no seu usuário ou cadastrado em outro usuário que tenha autorização, como no caso de um Despachante Aduaneiro. Clique no menu Comex > Importações, clique na aba DUIMP e depois no botão de Buscar DUIMP.
O próximo passo é digitar o número da DUIMP que deseja buscar no Portal. Após digitar o número, clique em Enviar.
O seu despachante cadastrado também consegue realizar a busca por meio da área do despachante aduaneiro. Ele poderá realizar as seguintes ações:
Transferir a DUIMP para você
Exportar PDF ou JSON da DUIMP
Para mais detalhes sobre o que o seu despachante aduaneiro pode fazer no Mainô, acesse o link abaixo.
IMPORTANTE: O sistema também consegue puxar uma DUIMP criada no ambiente de treinamento do Portal. Para buscá-la, basta marcar a opção de Buscar DUIMP em ambiente de treinamento. Essa DUIMP não tem valor fiscal e não pode ter a nota fiscal transmitida pela Sefaz.
Posso fazer alteração na DUIMP dentro do sistema da Mainô?
Dentro do sistema da Mainô, as informações da DUIMP aparecerão da mesma forma que aparecem os dados da DI.
Posso gerar a nota fiscal da DUIMP normalmente?
O fluxo de geração de nota fiscal de entrada de importação pela DUIMP continua da mesma forma que é para a DI, a única mudança é na tag de número do item na adição dentro do XML, visto que a DUIMP não possui adição.
Principais diferenças:
Todos os valores por produto já vão vir do Portal Único individualmente, o sistema não fará mais nenhum rateio.
A DUIMP não possui adição, então os produtos não serão mais separados por adição.
O código do produto na DUIMP é o código do produto dentro do Catálogo do Portal, mas ele pode ser alterado manualmente, preenchido pela IA ou ser identificado dentro da descrição do produto através da configuração.
A nota fiscal gerada pela DUIMP também não tem a tag de sequencial de produto na adição em seu XML.
As informações de ICMS ainda precisam ser preenchidas e podem ser calculadas pelo sistema normalmente.
É preciso ter um e-CPF cadastrado no sistema para conseguir puxar os dados da DUIMP.
A DUIMP não tem arquivo em XML e nem PDF com valores, por isso, o campo de informações complementares do despachante dentro da DUIMP é muito importante para conferência dos valores dos impostos.
Catálogo de Produtos
A emissão da NF-e de Importação via DUIMP requer a catalogação de produtos. Para saber como utilizar o Catálogo de Produtos do Mainô, clique no link abaixo.