O que você vai aprender nesse artigo:
1. O que é o Certificado Digital e-CPF?
2. Como cadastrar o seu despachante aduaneiro
3. Como cadastrar o seu Certificado Digital e-CPF no Mainô
3. Atenção!
Existem duas opções para emitir a nota fiscal de importação via DUIMP e utilizar o Catálogo de Produtos no Mainô.
A primeira é a de cadastrar o seu despachante aduaneiro diretamente no Mainô (recomendado), e a segunda é você mesmo cadastrar o seu e-CPF.
1. O que é o Certificado Digital e-CPF?
O Certificado Digital e-CPF é um documento eletrônico para pessoas físicas com o objetivo de realizar transações eletrônicas com segurança e validade jurídica, permitindo ao titular assinar documentos digitalmente, acessar serviços eletrônicos e realizar diversas atividades de forma online.
2. Como cadastrar o seu despachante aduaneiro
Para cadastrar o seu despachante, basta ir em Usuários > Cadastros, clicar na aba Geral e selecionar a opção Despachantes Aduaneiros.
O próximo passo é adicionar o nome, e-mail e telefone de contato do despachante cadastrado. Após o cadastro, será enviado um e-mail automático para que ele complete o cadastro e tenha acesso à Área do despachante.
Também é possível enviar o link ao despachante para que ele complete o cadastro. Basta copiar e enviar!
3. Como cadastrar o seu Certificado Digital e-CPF na Mainô
Para cadastrar um Certificado digital e-CPF dentro do sistema da Mainô:
Vá no Menu Usuário
Clique na opção de Certificado Digital e-CPF.
Se você tiver o arquivo baixado em seu computador:
Clique em Escolher arquivo
Adicione o arquivo
Insira a senha do certificado digital
Clique em Salvar. O arquivo precisa ter o formato .PFX ou .P12.
3. Atenção!
Não esqueça de ficar atento ao prazo de validade, pois os certificados do tipo A1 precisam ser renovados anualmente!
Importante: a integração com o Portal Único só pode ser realizada com um e-CPF do tipo A1 que é o certificado em formato de arquivo .PFX. Ele é armazenado no computador ou no dispositivo móvel. Com isso, ele fica armazenado no sistema Mainô.