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Cadastro do despachante aduaneiro e Área do Despachante Aduaneiro | Perguntas Frequentes

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Escrito por Suporte
Atualizado essa semana

​Neste artigo, nós respondemos as principais perguntas sobre uma nova funcionalidade muito importante: a Área do Despachante Aduaneiro. Entenda como funciona, para quem serve e como utilizar!

1. O que é a Área do Despachante?

A Área do Despachante Aduaneiro é um espaço seguro incluso nos planos Mainô ERP e Xpert que permite a transferência das DUIMPs diretamente para o sistema, garantindo que você possa emitir as NF-es de importação de forma rápida e automatizada. Além disso, ela proporciona um histórico completo das DUIMPs para que você tenha total controle sobre os documentos e a segurança das informações compartilhadas entre você e o despachante.

2. Como a Área do Despachante ajuda no processo de emissão da NF-e?

A Área do Despachante Aduaneiro integra as DUIMPs diretamente ao Mainô, permitindo que você emita a NF-e de importação automaticamente, sem precisar realizar uploads de documentos, afinal, a DUIMP não tem XML. O despachante, estando cadastrado, faz a busca pela DUIMP e transfere para o seu sistema de forma segura, garantindo que todos os dados sejam transferidos diretamente. Além disso, o histórico das DUIMPs fica armazenado de forma acessível, o que facilita o controle e auditoria das informações.

3. Como faço para convidar meu despachante para se cadastrar na Área do Despachante Aduaneiro?

Para cadastrar o seu despachante basta acessar o menu “Usuário”, depois “Cadastros” e clicar na opção “Cadastrar Despachante Aduaneiro” na primeira coluna. Depois, é só preencher os dados do despachante e enviar o convite. Confira o passo a passo detalhado nesse artigo:

4. Meus dados estão seguros usando a Área do Despachante Aduaneiro?

A Área do Despachante Aduaneiro foi criada justamente para proteger os dados durante a transferência da DUIMP! Ao integrar o despachante aduaneiro em um ambiente exclusivo e privativo, eliminamos o risco de compartilhamento indevido de dados sensíveis fora da segurança do sistema Mainô. Essa segurança é fundamental para que você tenha controle completo sobre as informações sem comprometer a privacidade e a integridade dos dados. Além disso, no ambiente específico do despachante aduaneiro, ele não tem acesso a outras informações e funcionalidades do seu sistema.

5. Como a Área do Despachante complementa a minha operação de importação?

A Área do Despachante Aduaneiro completa a operação de importação ao permitir o envio das DUIMPs para o sistema, já que a DUIMP não possui XML. Em vez de depender de envios manuais e uploads, o despachante pode transferir os dados da DUIMP diretamente para seu sistema, facilitando e agilizando a emissão da NF-e de Importação. Isso elimina processos manuais, erros e retrabalhos, tornando o processo de importação mais eficiente e seguro.

6. O que acontece se o meu despachante já usa outro sistema para gerenciar as DUIMPs?

A Área do Despachante não exige que o despachante aduaneiro mude de sistema ou contrate por si o sistema Mainô. Ele pode continuar usando o sistema atual para gerenciar os documentos, mas a transferência das DUIMPs para o Mainô é feita diretamente por meio da Área do Despachante Aduaneiro. Ou seja, a Área é uma ferramenta complementar que reduz o trabalho manual seu e dele! Isso torna o processo de importação mais ágil e adequado a DUIMP.

7. Quais dados o despachante pode acessar na Área do Despachante?

O despachante tem acesso unicamente às DUIMPs emitidas por ele para seus clientes na Área do Despachante Aduaneiro e ao Catálogo de Produtos, caso o inclua nos seus projetos de catalogação. O despachante pode visualizar as DUIMPs e realizar a transferência automática para o sistema (recomendado), ou ainda baixar nos formatos PDF ou JSON.

8. Como garantir que os dados da DUIMP serão corretamente transferidos?

O envio da DUIMP é feito a partir do e-CPF do despachante, que está vinculado a emissão das DUIMPs no Portal Único. O sistema verifica e encontra as informações da DUIMP a partir dessa integração, minimizando a possibilidade de erros e inconformidades.

9. O que acontece se o meu despachante não souber como utilizar a Área do Despachante?

Caso o despachante tenha dificuldades para usar a Área do Despachante Aduaneiro, oferecemos materiais educativos e passo a passo diretamente no sistema para facilitar o processo. Além disso, você pode contar com o suporte da nossa equipe para garantir que o despachante consiga se cadastrar, inserir seu e-CPF e transferir as DUIMPs com facilidade.

10. A Área do Despachante está inclusa no custo do sistema?

Sim! A Área do Despachante Aduaneiro está inclusa no seu plano Mainô ERP ou Mainô Xpert e não há custo adicional para utilizar essa funcionalidade.

11. Como a Área do Despachante protege os dados da minha empresa?

O sistema foi projetado para evitar qualquer compartilhamento não autorizado de informações. Todos os dados são transferidos e armazenados de forma segura diretamente do Portal Único para dentro do Mainô, garantindo a privacidade e o controle total do importador e do despachante aduaneiro.

12. A Área do Despachante é necessária para que eu emita minhas NF-es de Importação?

Sim, o uso da Área do Despachante Aduaneiro é essencial para a emissão da NF-e de Importação. Como a DUIMP não pode ser importada no sistema através do XML, a forma indicada de transferir os dados corretamente para o sistema é por meio da Área do Despachante. Com a transferência automática da DUIMP, você consegue emitir a NF-e de forma ágil e segura.


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