O que você vai aprender neste artigo?
Como realizar a análise de estoque com o auxílio da IA;
Como utilizar a IA para identificar o NCM adequado ao cadastrar um produto;
Como utilizar a IA para identificar se o NCM cadastrado no produto está correto.
1. Como utilizar a IA do sistema Mainô para analisar o seu estoque?
A funcionalidade de análise de estoque com IA permite identificar de forma rápida e inteligente produtos que possuem o mesmo código ou descrição, reduzindo o risco de inconsistências e duplicidades no seu cadastro. Com esse recurso, o sistema aponta automaticamente possíveis erros de registro, oferecendo mais precisão na gestão do estoque, além de otimizar o tempo do usuário ao centralizar em uma única tela a verificação e correção dos dados. Isso garante maior confiabilidade nas informações e contribui para tomadas de decisão mais seguras no controle operacional da empresa.
Como realizar a análise do estoque?
Acesse o menu Estoque > Produtos;
Clique na opção Analisar estoque.
Após clicar nessa opção, selecione o que deseja analisar. Atualmente, temos duas opções para análise:
Produtos com códigos duplicados: a IA vai realizar a análise de todos os produtos que estão com o mesmo código no cadastro.
Produtos com descrição duplicadas: a IA vai realizar a análise de todos os produtos que possuem a mesma descrição.
Após selecionar a opção, clique em "Analisar estoque".
Após isso, o sistema irá redirecioná-lo para a tela de Resultados da Análise, apresentando todos os produtos encontrados com duplicidade no código ou na descrição (de acordo com a opção escolhida para análise). Ao clicar na seta à direita, o sistema filtrará esses produtos duplicados e você poderá realizar algumas ações, como inativá-los ou agrupá-los, utilizando a opção Ações em massa.
É possível visualizar a última análise realizada?
Sim, é possível! Para visualizar a última análise realizada, siga os passos abaixo:
Acesse o menu Estoque > Produtos;
Clique em seta ao lado de Analisar estoque > e selecione a opção Visualizar última análise.
2. Como utilizar a IA para sugerir o NCM adequado durante o cadastro do produto?
Além da análise de estoque, a inteligência artificial também foi implementada para auxiliar na identificação do NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) adequado para seus produtos, baseando-se na descrição e informações complementares fornecidas.
Na tela do estoque, clique no botão de Cadastrar para realizar o cadastro de um novo produto.
Para que a IA identifique o NCM adequado durante o cadastro do produto, preencha os campos de descrição e informações complementares.
Em seguida, clique no botão Classificar.
Após isso, o resultado da análise será exibido. É importante ressaltar que essa indicação de NCM deve ser tratada como um apoio, e não como uma decisão definitiva. Recomendamos que a sugestão seja revisada em conjunto com a contabilidade para evitar irregularidades fiscais, pois a IA pode apresentar inconsistências dependendo das informações preenchidas.
Caso concorde com a sugestão apresentada, clique na opção Aplicar NCM para que o sistema preencha o campo de classificação fiscal com o código sugerido.
3. Como utilizar a IA para revisar o NCM cadastrado no produto?
É possível utilizar a IA para revisar o cadastro de um produto e verificar se o NCM registrado é adequado para ele. Essa funcionalidade permite analisar de forma rápida e precisa se NCM cadastrado no produto está correto, considerando a descrição e as informações complementares do produto. Para isso:
Na tela do estoque, clique na seta ao lado de visualizar do produto > Alterar;
Verifique se os campos de descrição e informações complementares estão preenchidos. Em seguida, clique no botão Classificar;
O resultado da análise será exibido com as informações.
Se o NCM utilizado for adequado, será exibida a tag NCM Adequado. Em seguida, basta clicar em Concluir.
No entanto, se o NCM utilizado não for adequado, será exibida a tag NCM Inadequado e a IA sugerirá um outro NCM para esse produto. Recomendamos revisar a sugestão com a sua contabilidade para evitar irregularidades fiscais, pois a IA pode apresentar inconsistências. Se concordar com a nova sugestão de NCM feita pela IA, clique em Aplicar NCM.
Esperamos que você tenha gostado das novas funcionalidades de inteligência artificial do sistema Mainô. Até a próxima!