Passar para o conteúdo principal

Funcionalidades de IA: análise de estoque e identificação de NCM

Neste artigo, você aprenderá sobre as novas funcionalidades de inteligência artificial implementadas no sistema Mainô.

Lucas C. avatar
Escrito por Lucas C.
Atualizado essa semana

O que você vai aprender neste artigo?

  1. Como realizar a análise de estoque com o auxílio da IA;

  2. Como utilizar a IA para identificar o NCM adequado ao cadastrar um produto;

  3. Como utilizar a IA para identificar se o NCM cadastrado no produto está correto.

1. Como utilizar a IA do sistema Mainô para analisar o seu estoque?

A funcionalidade de análise de estoque com IA permite identificar de forma rápida e inteligente produtos que possuem o mesmo código ou descrição, reduzindo o risco de inconsistências e duplicidades no seu cadastro. Com esse recurso, o sistema aponta automaticamente possíveis erros de registro, oferecendo mais precisão na gestão do estoque, além de otimizar o tempo do usuário ao centralizar em uma única tela a verificação e correção dos dados. Isso garante maior confiabilidade nas informações e contribui para tomadas de decisão mais seguras no controle operacional da empresa.

Como realizar a análise do estoque?

  1. Acesse o menu Estoque > Produtos;

  2. Clique na opção Analisar estoque.

Após clicar nessa opção, selecione o que deseja analisar. Atualmente, temos duas opções para análise:

  • Produtos com códigos duplicados: a IA vai realizar a análise de todos os produtos que estão com o mesmo código no cadastro.

  • Produtos com descrição duplicadas: a IA vai realizar a análise de todos os produtos que possuem a mesma descrição.

Após selecionar a opção, clique em "Analisar estoque".

Após isso, o sistema irá redirecioná-lo para a tela de Resultados da Análise, apresentando todos os produtos encontrados com duplicidade no código ou na descrição (de acordo com a opção escolhida para análise). Ao clicar na seta à direita, o sistema filtrará esses produtos duplicados e você poderá realizar algumas ações, como inativá-los ou agrupá-los, utilizando a opção Ações em massa.

É possível visualizar a última análise realizada?

Sim, é possível! Para visualizar a última análise realizada, siga os passos abaixo:

  • Acesse o menu Estoque > Produtos;

  • Clique em seta ao lado de Analisar estoque > e selecione a opção Visualizar última análise.

2. Como utilizar a IA para sugerir o NCM adequado durante o cadastro do produto?

Além da análise de estoque, a inteligência artificial também foi implementada para auxiliar na identificação do NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) adequado para seus produtos, baseando-se na descrição e informações complementares fornecidas.

  1. Na tela do estoque, clique no botão de Cadastrar para realizar o cadastro de um novo produto.

  2. Para que a IA identifique o NCM adequado durante o cadastro do produto, preencha os campos de descrição e informações complementares.

  3. Em seguida, clique no botão Classificar.

Após isso, o resultado da análise será exibido. É importante ressaltar que essa indicação de NCM deve ser tratada como um apoio, e não como uma decisão definitiva. Recomendamos que a sugestão seja revisada em conjunto com a contabilidade para evitar irregularidades fiscais, pois a IA pode apresentar inconsistências dependendo das informações preenchidas.

Caso concorde com a sugestão apresentada, clique na opção Aplicar NCM para que o sistema preencha o campo de classificação fiscal com o código sugerido.

3. Como utilizar a IA para revisar o NCM cadastrado no produto?

É possível utilizar a IA para revisar o cadastro de um produto e verificar se o NCM registrado é adequado para ele. Essa funcionalidade permite analisar de forma rápida e precisa se NCM cadastrado no produto está correto, considerando a descrição e as informações complementares do produto. Para isso:

  1. Na tela do estoque, clique na seta ao lado de visualizar do produto > Alterar;

  2. Verifique se os campos de descrição e informações complementares estão preenchidos. Em seguida, clique no botão Classificar;

  3. O resultado da análise será exibido com as informações.

Se o NCM utilizado for adequado, será exibida a tag NCM Adequado. Em seguida, basta clicar em Concluir.

No entanto, se o NCM utilizado não for adequado, será exibida a tag NCM Inadequado e a IA sugerirá um outro NCM para esse produto. Recomendamos revisar a sugestão com a sua contabilidade para evitar irregularidades fiscais, pois a IA pode apresentar inconsistências. Se concordar com a nova sugestão de NCM feita pela IA, clique em Aplicar NCM.

Esperamos que você tenha gostado das novas funcionalidades de inteligência artificial do sistema Mainô. Até a próxima!

Respondeu à sua pergunta?