Passar para o conteúdo principal

Como realizar a parametrização do IBS e CBS para ocorrer o destaque em suas NF-es?

Lucas C. avatar
Escrito por Lucas C.
Atualizado essa semana

O que você vai aprender neste artigo?

  1. O que é a configuração de destaque de IBS e CBS nas notas fiscais;

  2. Como ativar ou desativar o destaque de IBS e CBS nas notas fiscais;

  3. Como configurar as alíquotas padrão de IBS e CBS.

A Reforma Tributária introduziu os impostos IBS e CBS, que vão começar a ser destacados nas suas notas fiscais a partir de 2026. Neste artigo, você vai entender como funciona a configuração que ativa ou desativa o uso desses novos campos e como parametrizar as alíquotas no sistema. Também vamos mostrar as possibilidades de parametrização em massa e por regra, além de pontos de atenção importantes.

1. Como funciona o destaque de IBS e CBS nas notas fiscais?

A opção Destacar campos CBS e IBS nas Notas Fiscais controla se os novos impostos da Reforma Tributária serão exibidos e utilizados nos documentos fiscais emitidos. Como o destaque não é obrigatório até 2026, você tem liberdade para decidir se já quer começar a exibir esses campos ou não. Pense nessa configuração como um interruptor:

  • Desligado → tudo permanece como funciona hoje, sem exibição dos novos campos;

  • Ligado → as notas passam a exibir e usar os campos de IBS e CBS da Reforma.

Antes de ativar, recomendamos que você alinhe essa decisão com o seu contador, para garantir que a forma de emissão esteja de acordo com a estratégia fiscal da sua empresa.

Importante: nem todos os planos suportam as atualizações da Reforma Tributária. Se, mesmo com os acessos liberados, as opções de IBS/CBS não aparecerem, é preciso falar com o gerente de contas pelos canais de atendimento para verificar seu plano e as liberações necessárias.

Antes de ativar a configuração de destaque do IBS e CBS, certifique-se de que o seu usuário possui os acessos Alíquota CBS, Alíquota IBS e Cadastro da empresa e configurações (necessário para utilizar a configuração). Caso você não tenha, peça ao administrador da sua conta para realizar a liberação no menu Usuário > Cadastros > Usuários ativos. Feito isso, para ativar a configuração, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o menu Usuário > Cadastros > Seção Fiscal > Alíquotas de IBS e CBS;

  2. Localize a opção “Destacar campos CBS e IBS nas Notas Fiscais”;

  3. Para desligar (não destacar os impostos), deixe a opção desmarcada;

  4. Para ligar (destacar os impostos), marque a opção;

  5. Configure as alíquotas de IBS por Município e UF, e de CBS.

  6. Clique em “Salvar” para confirmar a alteração.

Importante: O sistema já vem configurado com alíquotas padrão conforme a legislação vigente e alterações nessa tela, especialmente no primeiro momento da implantação da Reforma, podem resultar em rejeições pela SEFAZ se não estiverem alinhadas à legislação ou à orientação do seu contador.

Respondeu à sua pergunta?