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É possível vender produtos armazenados?

Neste artigo você irá aprender a como vender produtos armazenados sem bagunçar o seu estoque.

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Escrito por Marina Paulucci
Atualizado ontem

O que você vai aprender neste artigo?

  1. O que é a opção que permite usar quantidade armazenada em pedidos de venda;

  2. Como ativar essa configuração no sistema;

  3. O que acontece automaticamente ao adicionar o produto no pedido de venda;

  4. O que você precisa fazer quando receber a nota de retorno para manter os vínculos corretos.

Quando você trabalha com produtos que estão com quantidade armazenada (e não disponível), pode ser necessário incluí-los em um pedido de venda mesmo assim. Para ajudar nesses casos, existe uma configuração que permite adicionar ao pedido itens que estão armazenados, gerando uma movimentação automática de ajuste para viabilizar o lançamento. Apesar de facilitar o processo, é importante fazer um ajuste posterior quando a nota de retorno chegar, para garantir rastreabilidade e vínculos corretos no estoque.


1. O que é a opção que permite adicionar produtos com quantidade armazenada?

Essa opção permite que você adicione a um pedido de venda produtos que estejam com a quantidade apenas armazenada.

Na prática, ao incluir no pedido (por exemplo, 10 UN do Produto X), se essa quantidade existir somente como armazenada, o sistema cria automaticamente uma movimentação de retorno dessa quantidade para disponível, vinculando essa movimentação ao pedido de venda.

2. Como ativar a opção nas configurações

Neste tópico, você vai ativar a configuração para permitir a inclusão de produtos com quantidade armazenada em pedidos de venda.

  1. Acesse o menu Usuário > Configurações;

  2. Clique na aba Negócios;

  3. Localize a opção correspondente e altere para “Sim”.


3. O que fazer quando você receber a nota de retorno

Mesmo com a opção ativada, quando você receber a nota de retorno, é necessário ajustar as movimentações para que os vínculos fiquem corretos e seja possível rastrear tudo corretamente.

3.1 Excluir a movimentação automática criada pelo sistema

  1. Acesse o menu Estoque > Produtos;

  2. Busque o produto e, ao lado dele, clique em Visualizar;

  3. Acesse a aba Movimentações confirmadas;

  4. Exclua a movimentação automática que o sistema criou (retorno do estoque com vínculo ao pedido de venda).

3.2 Importar a nota de retorno e movimentar o estoque

  1. Acesse o menu Fiscal > Notas fiscais > NF-es de terceiro;

  2. Importe a nota de retorno;

  3. Realize a movimentação de estoque a partir dessa nota.

Dessa forma, os vínculos ficam corretos e você consegue rastrear as movimentações do produto com segurança.
Caso tenha dúvidas de como fazer esse processo de importar a NF-e de retorno, acesse o artigo abaixo com o passo a passo detalhado:

Esse último passo é muito importante para que o seu estoque fique correto e não tenha problemas fiscais depois, ok? Seguindo esse passo a passo completo você consegue garantir que cada movimentação do seu estoque fique correta e vinculada a uma NF-e!


Ficou alguma dúvida? Nós do suporte estamos à disposição! ;D

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