O que você vai aprender neste artigo?
Como resolver a rejeição 1104.
A Rejeição 1104: “Valor da Base de cálculo do IBS e CBS difere do somatório dos valores que a compõem” acontece quando o valor informado como base de cálculo do IBS/CBS não bate com o cálculo que a SEFAZ faz a partir dos valores do item (produto, frete, desconto, impostos, etc.). O trecho [nItem:] indica exatamente qual item da nota está com a inconsistência (o item 999 do XML) e é nele que você deve focar a conferência e correção.
Na prática, esse erro costuma aparecer por desconto/frete/outras despesas informados em campos diferentes do esperado ou arredondamentos que interferem na composição da base de cálculo do IBS e CBS.
Como resolver essa rejeição?
Para resolver, primeiramente você precisa saber como é feito o cálculo da base de cálculo do IBS/CBS da sua nota fiscal. Abaixo, vamos deixar uma explicação do cálculo para NF-e de saída e NF-e de entrada:
NF-e de entrada: A base de cálculo do IBS e CBS é o valor total da operação - IPI e ICMS.
NF-e de saída: A base de cálculo do IBS e CBS é o valor total da operação - IPI, ICMS, PIS e COFINS.
Em ambos cenários, é necessário entender que o valor da operação é o valor total da NF-e já com as taxas extras, fretes e descontos nesse valor.
Agora que você já entende como a base de cálculo do IBS/CBS é formada, vamos te mostrar como corrigir essa rejeição no sistema. Primeiro, identifique se a divergência está somente em um item específico (como indicado pelo nItem) ou se os valores estão inconsistentes na NF-e como um todo. Em seguida, para realizar o ajuste, siga o caminho abaixo:
Acesse o menu Fiscal > Notas Fiscais > NF-es emitidas;
Clique na seta ao lado da sua NF-e e selecione Produtos;
Selecione os produtos ou o item específico com divergência e clique em Parametrizar Nota Fiscal;
Vá até o final da tela e marque a opção Recuperar bases de cálculo do IBS/CBS;
Clique em Aplicar para salvar as alterações;
Finalize a NF-e e confira se o valor da base de cálculo do IBS/CBS foi recalculado corretamente;
Se estiver tudo certo, transmita a NF-e novamente.
Em caso de dúvidas, recomendamos que você converse com a sua contabilidade. Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado!


