O fluxo de compra tem como objetivo organizar o processo de aquisição de todo o material necessário para que a empresa mantenha seus processos produtivos funcionando. É muito importante para garantir o melhor custo, melhor qualidade, quantidade e tempo de entrega, evitando compras desnecessárias e a formação de estoques excessivos. Com ele é possível fazer negociações com os fornecedores, comparar propostas, entre outros.

Antes o sistema possuía apenas a aba de Cotação, com a finalidade de cotar produtos de diferentes fornecedores e assim realizar uma comparação direta em tempo real para saber qual é a escolha ideal para o cliente. Podendo comparar diferentes produtos, câmbios, quantidades e valores, tudo calculado na hora, automaticamente.

Agora, criamos o módulo de Fluxo de compra, no momento ele é uma funcionalidade que está em fase de testes e nosso objetivo é ir melhorando conforme o uso de nossos clientes e os feedbacks recebidos. Ele está dividido em etapas, que são elas: Solicitações de compra, Cotação, Ordem de compra e Nf-e do fornecedor. Para acessá-lo, basta ir na aba de CRM > Fluxo de compra.

-> Solicitação de compra:

Na aba de solicitação você preenche o número da solicitação, a categoria do seu produto, uma sugestão de entrega, além de poder referenciar um pedido de venda ou um planejamento de produção e fazer as observações necessárias. Ao finalizar as anotações e clicar em Prosseguir, o sistema vai abrir uma opção para incluir os produtos. Você pode escolher os produtos direto do seu estoque ou até cadastrar um produto novo, definindo a quantidade que deseja e um valor de PU sugerido. O sistema vai criar a sua solicitação de compra, ou seja, um "rascunho" do material desejado para compra. Através dessa solicitação de compra você pode gerar uma Cotação ou gerar direto uma Ordem de compra.

-> Cotação:

Ao clicar na opção de gerar cotação, o sistema vai abrir a tela de cotação, onde você pode selecionar o período dessa cotação, os fornecedores que deseja ou até cadastrar um novo, definir a moeda, o câmbio e a condição de proposta para cada um. Você pode também anexar um arquivo para cada fornecedor.

Logo abaixo, o sistema traz as informações dos produtos que selecionou na solicitação de compra, mas você também pode incluir mais produtos, se desejar.

Após finalização da cotação, repare que ela fica com a numeração da solicitação de compra e depois de cotada você pode preencher com as informações finais de seus fornecedores. Ou seja, o valor total cotado de cada produto e até os custos extras, o sistema vai gerar o valor total de acordo com o câmbio usado no momento da solicitação de compra para cada fornecedor.

Após preencher as informações de seus fornecedores, basta ir na sua Cotação e clicar na opção de Finalizar.

O sistema vai abrir uma tela para a escolha dos produtos de acordo com o fornecedor desejado e com as devidas informações.

O sistema vai abrir uma tela com todas as informações dessa cotação, de acordo com cada fornecedor.

Após salvar as informações, a sua cotação ficará com o status de finalizada. Você pode Visualizar a sua cotação, Reabrir para edição, fazer o Download ou Gerar Ordem de compra.

-> Ordem de compra:

Ao clicar para gerar ordem de compra, o sistema vai gerar as ordens de compras de cada fornecedor. Você pode imprimir a ordem de compra e também vincular a uma nota do seu fornecedor, caso já tenha recebido a mercadoria. Os ordem de compras terão a numeração da solicitação de compra e da cotação, para controle.

-> Nf-e do fornecedor:

Nesse campo ficam todas as notas que foram vinculadas com alguma ordem de compra, assim é possível ter maior controle de todo o seu processo de fluxo de compra. Para vincular uma NF-e do fornecedor, basta ir na sua ordem de compra e clicar na opção de Vincular com NF-e do fornecedor, o sistema vai buscar todas as notas com o mesmo fornecedor da sua ordem de compra.

P.s: Nessa primeira versão, o vínculo de notas do fornecedor com as ordens de compras só pode ser feito com notas de fornecedores nacionais.

Lembre-se:

Você também pode gerar uma ordem de compra direto da sua solicitação de compra ou gerar uma cotação direto, sem passar pela opção de solicitação de compra.

Além disso, você consegue gerar uma solicitação de compra direto pelo seu estoque. Para isso, basta ir no seu estoque, selecionar os produtos que deseja e clicar em Ações em massa> Criar solicitação de compra.

E também, quando você faz um orçamento e na hora de gerar o pedido de venda, o sistema não encontrar quantidade disponível em estoque, ele vai colocar um aviso para que possa gerar uma solicitação de compra.

Ah, temos também um campo de Sugestão. Esta é uma funcionalidade que está em teste, e queremos continuar o desenvolvimento com você, por isso deixe sua sugestão para juntos montarmos um produto que atenda suas necessidades da melhor forma possível.

Espero que tenham gostado da novidade ;D

Encontrou sua resposta?