Todas as coleções
Fiscal
F.A.Q (Perguntas Frequentes)
Mudança no campo de fatura/duplicata da nota fiscal 4.0
Mudança no campo de fatura/duplicata da nota fiscal 4.0
Lorrayne avatar
Escrito por Lorrayne
Atualizado há mais de uma semana

De acordo com a nota técnica Nota Técnica 2016.002 - v 1.50:

"As necessidades de alteração de layout da NF-e são agrupadas durante um tempo e acabam compondo uma versão nacional anual, ou a cada dois anos. O objetivo é evitar alterações frequentes do layout da NF-e, de maneira a diminuir a necessidade de manutenção nos sistemas de emissão de NF-e para as empresas e para as SEFAZ. A exceção a esta regra é motivada pelas adaptações necessárias na mudança de legislação, que normalmente têm um porte menor, mas que também devem cumprir um cronograma capaz de ser observado pelas empresas e pelas SEFAZ autorizadoras."

Com a implantação da nova versão da nota fiscal 4.0, que entrou em vigor no dia 02/08/2018, algumas mudanças no layout já foram percebidas. No dia 03/09/2018, entrou em vigor mais uma atualização, agora no campo de fatura da nota fiscal.

  • Na versão 3.1 da NF-e o campo Fatura era preenchido com os valores da operação para quase todas as formas de pagamento, porém no layout 4.0 da NF-e o uso deste campo no XML passou a ser restrito.

Antes no campo de fatura/duplicata na Danfe o número de fatura assumia o número da nota fiscal, porém com essa atualização o campo de número de parcelas deve ser informado com 3 algarismos, sequenciais e consecutivos. Ex.: “001”,”002”,”003”,...999 (!). Consequentemente, o número de fatura que tínhamos antes passou a ser número de parcela.

Seguem as mudanças apresentadas na nota técnica 2016.002:

Caso seja enviado qualquer informação diferente, a nota apresentará uma rejeição: "Número da parcela inválido ou não informado".

Lembrando! O que aparece na DANFE da sua nota é o número da parcela, não o número do título. No campo dos cadastros de recebimentos no sistema Mainô, o número do título permanece como era antes. ;D

-> Todas as mudanças da nota fiscal 4.0 podem ser conferidas nas notas técnicas disponíveis no Portal da Nota fiscal eletrônica.

Espero que esse conteúdo te ajude, mas caso ainda tenha dúvidas é só acionar nossa equipe que teremos prazer em ajudar. =)

Respondeu à sua pergunta?