Todas as coleções
Fiscal
F.A.Q (Perguntas Frequentes)
Painel do Contador: Entenda como funciona
Painel do Contador: Entenda como funciona
Leonardo Fonseca avatar
Escrito por Leonardo Fonseca
Atualizado há mais de uma semana

O Painel do Contador do Mainô é um conjunto de funcionalidades para área contábil,
facilitando os processos diários do contador da sua empresa. Com informações acessíveis

O painel engloba vários tipos de notas fiscais de saída e entrada, NFC-es e notas de terceiros. Com ele, o contador consegue ter um ampla visão da quantidade e do valor das notas fiscais.

Importante:
O painel só é disponível para usuários contadores e usuários administradores.

Para cadastrar o seu contador, clique no link abaixo

Após o cadastro, ele terá permissão para acessar o painel.

​Para acessar, clique em Fiscal > Painel Contador.

1. Quais informações estão disponíveis no Painel fiscal?

Dentro do Painel Contador, você poderá acompanhar facilmente informações importantes sobre suas notas fiscais. Isso inclui dados sobre a quantidade e o valor de diversos tipos de notas fiscais de saída, como as notas aceitas, rejeitadas, canceladas e não transmitidas. Além disso, no Resumo, você encontrará informações sobre a quantidade e o valor total das NF-es de entrada, NF-es de terceiros, NFC-es e NF-es de saída em geral.

Para complementar, no Painel Fiscal, você terá acesso aos dados relativos aos impostos de entrada e saída, como ICMS, IPI, PIS e COFINS. Outra função útil é a capacidade de filtrar essas informações por mês, facilitando a visualização e análise dos dados relacionados às suas notas fiscais. Basta utilizar a barra de filtragem na parte superior do painel para selecionar o período desejado!

2. É possível exportar Notas Fiscais?

Dentro da seção do Painel Fiscal no Painel Contador, você pode exportar facilmente relatórios e XML das notas fiscais de acordo com o mês selecionado. Existem dois botões para isso: o "Baixar Relatório em Excel" permite obter um relatório em Excel com detalhes das notas fiscais do mês escolhido, como número, série, CFOP, impostos, valor, etc. Cada nota é organizada em uma linha separada, com as informações distribuídas em colunas. Além disso, no Painel Fiscal, há o botão "Baixar Notas", que é especialmente para exportar o XML das notas fiscais do período selecionado na barra de filtro mensal.


3. Como funciona a Conciliação bancária no painel contador?

Dentro do Painel Contador, você tem acesso à seção de Conciliação Bancária.


Para facilitar a visualização dos extratos bancários, adicionamos um filtro de conciliação. Com essa ferramenta, você pode pesquisar extratos bancários específicos usando campos como Conta Bancária e Data (início e fim). Além disso, você pode baixar todos os extratos relacionados aos filtros selecionados usando o botão "Baixar Extratos". Isso ajuda a filtrar os extratos conforme a conta bancária e a data desejada.

Além disso, você tem a opção de exportar todas as linhas de extrato vinculadas à Conta e Data especificadas no filtro. Basta clicar no botão "Baixar Linhas de Extrato". Isso permite que, usando o filtro de conciliação, você possa exportar relatórios de conciliação com dados úteis.


4. Acesso rápido para menus-chave do usuário contador

O Acesso Rápido permite que o contador possa acessar rapidamente menus específicos do sistema, como Inventário de Estoque, SPED e Relatório Financeiro. É uma maneira fácil de navegar e encontrar o que você precisa dentro do sistema.



5. Resumo do Fluxo de caixa

No resumo do Fluxo de Caixa, você encontrará um gráfico que mostra as entradas e saídas de dinheiro em um período de tempo específico. É uma maneira de visualizar suas finanças de forma clara e direta, usando a mesma visualização da funcionalidade de Fluxo de Caixa.


6. Acesso aos dados de outras empresas

Para o usuário contador acessar os dados de outras empresas que ele também é usuário, agora será preciso usar o menu de Trocar Conta. Assim, será possível ter uma visão mais detalhada de cada empresa.


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?