Todas as coleções
Rejeições
Rejeição 256: Uma NF-e da faixa já está inutilizada na Base de dados da SEFAZ. Como resolver?
Rejeição 256: Uma NF-e da faixa já está inutilizada na Base de dados da SEFAZ. Como resolver?
Lorrayne avatar
Escrito por Lorrayne
Atualizado há mais de uma semana

Essa rejeição ocorre quando se tenta realizar a inutilização de uma faixa de numeração que já possui algum numero de NF-e inutilizada na Sefaz.

Exemplo:

Foi realizada a inutilização da faixa numérica de 10 (dez) a 12 (doze), com Série 1 (um). Em seguida foi realizada uma nova inutilização, com faixa numérica de 7 (sete) a 20 (vinte). Nessa situação, como as numerações de 10 a 12 já foram inutilizadas, o registro será rejeitado pelo motivo 256.

Como Resolver?

Deve-se informar na faixa numérica que será inutilizada apenas os números que ainda não foram inutilizados em outro registro.

No exemplo apresentado, como a faixa numérica de 10 a 12 já havia sido inutilizada, para inutilizar os números de 7 a 20, deverão ser realizados dois novos registros de inutilização:

  • De 7 a 9

  • De 13 a 30

Consultando inutilizações no SEFAZ

Caso tenha dúvidas se uma determinada faixa está ou não inutilizada, é possível realizar a consulta pelo site da Receita.

1 - Acesse o Portal da Receita:

2 - Informe o CNPJ, o ano referente a inutilização e o código de verificação. Clique em Continuar.

3 - Será exibida uma página com o resultado, onde é possível verificar todas as faixas que foram inutilizadas pela sua empresa durante aquele ano.

Até a próxima!

Respondeu à sua pergunta?