Essa rejeição ocorre quando se tenta realizar a inutilização de uma faixa de numeração que já possui algum numero de NF-e inutilizada na Sefaz.
Exemplo:
Foi realizada a inutilização da faixa numérica de 10 (dez) a 12 (doze), com Série 1 (um). Em seguida foi realizada uma nova inutilização, com faixa numérica de 7 (sete) a 20 (vinte). Nessa situação, como as numerações de 10 a 12 já foram inutilizadas, o registro será rejeitado pelo motivo 256.
Como Resolver?
Deve-se informar na faixa numérica que será inutilizada apenas os números que ainda não foram inutilizados em outro registro.
No exemplo apresentado, como a faixa numérica de 10 a 12 já havia sido inutilizada, para inutilizar os números de 7 a 20, deverão ser realizados dois novos registros de inutilização:
De 7 a 9
De 13 a 30
Consultando inutilizações no SEFAZ
Caso tenha dúvidas se uma determinada faixa está ou não inutilizada, é possível realizar a consulta pelo site da Receita.
1 - Acesse o Portal da Receita:
2 - Informe o CNPJ, o ano referente a inutilização e o código de verificação. Clique em Continuar.
3 - Será exibida uma página com o resultado, onde é possível verificar todas as faixas que foram inutilizadas pela sua empresa durante aquele ano.
Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!