Todas as coleções
Fiscal
F.A.Q (Perguntas Frequentes)
Falha de comunicação com os servidores da Receita. Tentamos a conexão, mas o serviço da Receita não respondeu à transmissão.
Falha de comunicação com os servidores da Receita. Tentamos a conexão, mas o serviço da Receita não respondeu à transmissão.
Lorrayne avatar
Escrito por Lorrayne
Atualizado há mais de uma semana

Os serviços da Sefaz podem apresentar instabilidade e/ou ficarem indisponíveis por um tempo.

Existem 2 maneiras de verificar a Disponibilidade dos Webservices.

A primeira é através do Portal Nacional da Sefaz, que disponibiliza um Menu para tal fim, sendo este atualizado a cada 5 minutos. Para verificar a disponibilidade dos serviços da Sefaz pelo Portal Nacional, siga os passos abaixo:

1 - Acessar o Portal Nacional da Sefaz:

2 - Clicar em: " Consultar Disponibilidade ".

3 - Será exibido o quadro "Visão Geral de Disponibilidade dos Serviços".

  • Abaixo do quadro são apresentadas as legendas para interpretação:

ATENÇÃO

Nem sempre esse status representa o status real dos serviços. Não é muito comum, mas pode acontecer do status estar verde, mas ainda assim a Sefaz estar com problemas internos.

A segunda forma é acessar o endereço de cada Webservice pelo navegador de internet. Para tal, siga os passos:

1 - Identificar a URL do Webservice a ser testado. A Sefaz, em seu Portal Nacional, disponibiliza um "Relação de Serviços Web" em seus Menus.

2 - Serão listados as URL's de todos os Webservices de cada Ambiente Autorizador quando acessado o Menu "Relação de Serviços Web". Na parte superior da página, como se pode ver na imagem abaixo há uma legenda para se identificar as URL's de cada Ambiente. Identifique o seu Ambiente Autorizador.

Observação

Clicando sobre a sigla do Ambiente, você será levado as URL's correspondentes

Observação

Usaremos como exemplo o Ambiente Autorizador: BA (Bahia).

3 - Copie a URL's que deseja testar:

4 - Abra uma nova Aba ou Janela em seu navegador de internet, coloque a URL's na busca e execute:

Observação

Para realizar este teste, é necessário que o seu certificado digital esteja instalado em seu navegador de internet, pois ele será solicitado para autenticar a conexão com o Webservice.

5 - Selecione o seu certificado e clique em "OK".

Deverá ser exibida uma mensagem semelhante a esta, se estiver disponível:

O que fazer?

No caso da indisponibilidade de serviço por parte da SEFAZ é preciso aguardar o restabelecimento do serviço ou aguardar a SEFAZ habilitar o serviço de contingência, utilizado quando não é possível restabelecer o serviço num curto prazo.

Respondeu à sua pergunta?