O que você vai aprender neste artigo:
1. Por que frete e outras despesas são vinculados aos itens da NF-e
2. Como informar o valor total no Pedido de Venda
3. O que acontece ao gerar a NF-e
Na NF-e, o valor de frete e o de outras despesas não ficam só no total da nota: eles são vinculados a cada item (produto). Por isso, o DANFE exibe a soma do que foi distribuído entre os itens. Se você já sabe o valor total do frete — ou de outras despesas — e não quer preencher item a item, existe um jeito prático de fazer isso quando a NF-e é gerada a partir de um Pedido de Venda.
1. Por que frete e outras despesas são vinculados aos itens da NF-e
Por definição do layout da NF-e, os valores de frete e de outras despesas precisam ser informados nos itens da nota fiscal. Isso significa que cada produto precisa ter um valor preenchido, e o total do DANFE é a soma desses valores rateados.
• O frete e outras despesas são informados por item no XML da NF-e
• O total do DANFE é calculado a partir da soma desses valores nos itens
• Quando você tem apenas o valor total, ele precisa ser distribuído entre os produtos
2. Como informar o valor total no Pedido de Venda
Se você emite NF-e a partir de Pedido de Venda, preencha apenas o valor total e o sistema faz o rateio automaticamente ao gerar a nota.
1. Acesse Negócios > Pedidos de Venda
2. Abra o pedido que será usado para gerar a NF-e
3. Clique na aba Transporte / outros
4. No campo Frete, informe o valor total do frete
5. No campo Outras despesas, informe o valor total (se aplicável)
6. Clique em Salvar
7. Siga o fluxo normal para finalizar o pedido e gerar a NF-e
3. O que acontece ao gerar a NF-e
Depois de informar os valores totais no Pedido de Venda, você não precisa ratear manualmente item a item. Ao gerar a NF-e, o sistema distribui os valores automaticamente entre os produtos.
1. Finalize o Pedido de Venda normalmente
2. Gere a NF-e a partir do pedido
3. Confira que os valores foram rateados entre os itens e que o total do DANFE reflete essa distribuição
Ficou com dúvida? Fale com a Mai :)

