O que você vai aprender neste artigo?
O que é CFOP;
O que é natureza da operação;
Qual é a diferença entre CFOP e natureza da operação.
Na emissão de uma NF-e, é comum confundir os campos CFOP e Natureza da Operação, achando que são similares. Apesar de estarem relacionados, não são o mesmo campo e não possuem a mesma finalidade. Este artigo explica essa diferença para te ajudar a evitar erros no preenchimento da NF-e.
1. O que é o CFOP?
O CFOP é uma sigla que significa Código Fiscal de Operações e Prestações, um campo obrigatório a cada produto da NF-e que identifica e comunica o fisco sobre a operação. Esse código numérico diz respeito às entradas e saídas de mercadorias, sendo elas intermunicipais ou interestaduais, e faz sua diferenciação através dos números que o compõe. Ele classifica documentos, livros fiscais, guias de informações e todas as informações prestadas ao fisco.
Cada dígito gera uma interpretação diferente, como pode ser visto no exemplo abaixo:
CFOPs de entrada:
1.000 – Entrada e/ou aquisições de serviços do estado.
2.000 – Entrada e/ou aquisições de serviços de outros estados.
3.000 – Entrada e/ou aquisições de serviços do exterior.
CFOPs de saída:
5.000 – Saídas ou prestações de serviços para o estado.
6.000 – Saídas ou prestações de serviços para outros estados.
7.000 – Saídas ou prestações de serviços para o exterior.
Esses são os mais utilizados:
3.101 – Compra para industrialização.
3.102 – Compra para comercialização.
3.126 – Compra para utilização na prestação de serviço.
Você pode conferir a Tabela CFOP clicando no link abaixo!
2. O que é Natureza da Operação?
A Natureza da Operação se trata da descrição do tipo de operação da nota por meio de um texto livre que resume o que está ocorrendo na NF-e. Assim, preencher esse campo com a descrição "venda" ou "compra", por exemplo, já é válido.
3. Qual é a diferença entre CFOP e Natureza da Operação?
O CFOP é um código numérico obrigatório em cada produto da NF-e ou operação, utilizado para informar ao fisco qual é a operação realizada (entrada ou saída, dentro do estado, fora do estado ou do exterior). Ele segue uma tabela fiscal padronizada e cada combinação de números representa um tipo específico de operação, como compra para industrialização, compra para comercialização ou compra para utilização na prestação de serviço. Já a Natureza da Operação é um campo de texto livre na nota fiscal, onde você descreve, em palavras, o tipo de operação que está acontecendo, como por exemplo “venda” ou “compra”.
Assim, enquanto o CFOP traduz a operação em números conforme a tabela fiscal, a Natureza da Operação traduz a mesma operação em uma descrição em texto. Os dois campos se referem à mesma operação, mas não são iguais.
Até a próxima.

