Essa rejeição ocorre quando for emitida uma NF-e com destino (idDest) que não seja Interestadual, e é utilizado um CFOP que indica operação interestadual, ou seja, um CFOP com inicial 2 (entrada) e 6 (saída).
Como funcionam os CFOPs?
CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. O CFOP contém quatro dígitos, e cada um deles tem uma identificação específica. O primeiro número se refere ao tipo e destino da operação (por exemplo, se for uma operação de entrada e iniciar com 1 é uma operação realizada entre empresas localizadas no mesmo estado, já se inicia com 2, indica que é uma operação realizada entre empresas localizadas em estados diferentes), e os demais, à finalidade e ao tipo de produto ou serviço.
Exemplos:
Saída: 5.102 dentro Estado -> 6.102 fora Estado -> 7.102 fora do País
Entrada: 1.102 dentro Estado -> 2.102 fora Estado - > 3.102 fora do País
No sistema Mainô já puxamos o primeiro dígito do CFOP corretamente de acordo com o endereço cadastrado na sua empresa e no destinatário da NF-e.
Mas existem casos em que essa informação fica divergente por conta de algum preenchimento incorreto, nesse caso é preciso realizar a alteração da informação que estiver incorreta, ou seja, no CFOP da NF-e ou no cadastro do cliente, para isso execute os seguintes passos:
Como resolver se o endereço do destinatário estiver correto, mas o CFOP estiver errado?
1. Acesse o menu Fiscal e clique em NFes Emitidas;
2. Verifique se a Situação da Nota Fiscal está como "Em Digitação". Se estiver como "Finalizada", clique na seta ao lado de "Transmitir" e selecione a opção "Reabrir";
3. Com o status da NF-e "em digitação" clique na seta ao nado de "Finalizar" e selecione a opção "Alterar";
4. Informe o CFOP correto com a inicial 1 para entrada e 5 para saída, e salve.
Como resolver se o endereço do destinatário não for de fora do estado?
Nesse caso, deve ser feita a correção do endereço no cadastro do mesmo, conforme os passos abaixo:
1. Acesse o menu Negócios e clique em Empresas e pessoas.
2. Pesquise o nome do cliente no filtro e clique nele.
3. Acesse a aba Endereços, altere para o endereço correto do cliente e clique em Salvar.
Feitas as alterações necessárias pode finalizar a nota e transmiti-la normalmente que esta rejeição não ocorrerá novamente.
Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!