Todas as coleções
Rejeições
Rejeição 930: CST com benefício fiscal e não informado o código de benefício
Rejeição 930: CST com benefício fiscal e não informado o código de benefício
Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Esta rejeição ocorre quando uma NF-e é emitida com um CST que indica que há benefício fiscal no tratamento da Substituição Tributária, mas o número do benefício não foi informado dentro do produto na emissão da NF-e.

O que é esse benefício?

Esse código é uma sequência de letras e números, iniciados pela sigla da UF de origem da movimentação, e tem como função identificar a que grupo de Benefício Fiscal aquele item pertence.

Como resolver?

Primeiro você precisa reabrir a NF-e transmitida, para que assim possa fazer as alterações necessárias. Vá até o menu Fiscal > NF-es emitidas > Localize a NF-e > Clique em seta ao lado de "Transmitir" > Reabrir.

Com a nota reaberta, você poderá fazer as alterações seguindo os seguintes passos:

  1. Na seta ao lado de "Finalizar" > Clique em “Produtos”. Você será redirecionado para uma página com todos os produtos daquela NF-e.

  2. Nessa tela, busque o produto desejado, vá até a coluna "Impostos" > Clique em seta ao lado de "Impostos" > Selecione a opção "ICMS". Você será redirecionado para outra tela, que contém todas as informações de tributação de ICMS do produto selecionado.

  3. Agora, no quadrante "Informações do produto"> Busque por "Benefício Fiscal" > Preencha o código do benefício.

⚠️Importante: É preciso identificar qual é o tipo de benefício que seu item possui e avaliar se o CST informado corresponde corretamente ao benefício possuído. Nesses casos é sempre bom recorrer à contabilidade para confirmar a informação. Veja a tabela de exemplo abaixo:

Não Incidência

Isenção

Redução da Base de Cálculo

Tipo do benefício

Exportação de Mercadoria.

Saída interestadual de mercadoria para conserto, reparo ou industrialização.

Operação interna com mercadorias que compõem a cesta básica.

CST

30, 41

30, 40, 41, 50

20, 70

Após informar o código do benefício, basta clicar em "Salvar", retornar para o menu Fiscal > NF-es Emitidas > Localizar a NF-e > Clicar em “Finalizar e seguir com a transmissão da NF-e novamente.

Pronto!

Respondeu à sua pergunta?