Todas as coleções
Estoque
F.A.Q (Perguntas Frequentes)
Controle de garantias: O que é e como utilizar?
Controle de garantias: O que é e como utilizar?

Saiba mais sobre essa ferramenta

Nicole avatar
Escrito por Nicole
Atualizado há mais de uma semana

O controle de garantias pode ser muito útil para o gerenciamento do seu negócio e transparência dos seus produtos. É uma ferramenta que permite gerenciar os produtos que possuem defeito e precisam ser reparados ou descartados.

O fluxo desta funcionalidade permite que a empresa abra um protocolo e anexe uma nota de devolução própria ou de terceiros, para que o sistema verifique quais produtos foram retornados e que precisam ser analisados.

Como acessar o Controle de Garantias

Para utilizar o Controle de Garantias, é preciso ter em posse uma nota fiscal de devolução própria ou de terceiros. Depois, acesse o menu Estoque > Controle de Garantias e cadastre um novo protocolo clicando em Cadastrar.

Em seguida, preencha todos os campos obrigatórios e selecione a nota fiscal desejada, sendo ela uma NF-e de Entrada ou NF-e de Terceiros. É ideal que este campo seja preenchido, pois a partir da nota fiscal, o sistema criará uma ordem de garantia associada a ela. Por fim, clique em Salvar e prosseguir para os produtos.

Neste momento será possível selecionar os produtos que deseja manter na ordem de garantia e aplicar o tipo de análise desejado. Observe que existem três tipos de análises possíveis:

  1. Troca;

  2. Devolução;

  3. Fora da Garantia.

Selecionado o tipo de análise, preencha a quantidade do produto e depois clique em salvar. Pronto! Sua ordem de garantia foi criada com sucesso. Para fazer alterações na ordem de garantia, dar baixa ou apagá-la, clique na seta ao lado de visualizar e selecione a opção desejada.


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?