NCM inválido. E agora?
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Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

É possível que ao acessar o menu Fiscal > Parametrização por NCM, você tenha notado uma tag indicando que algum NCM está inválido, como mostra a imagem abaixo.

Ou, pode ocorrer de você tentar realizar a transmissão de uma NF-e, e o sistema retornar a Rejeição 778: Informado NCM inexistente.

O que causa isso?

Eventualmente a SEFAZ faz alterações na listagem de NCMs, criando novas nomenclaturas e deixando de utilizar outras, com o intuito de realizar uma melhor classificação dos produtos. Assim, pode acontecer do NCM ficar inválido.

Como resolver?

Primeiro é preciso conferir se o NCM realmente está inválido. Para isso, basta acessar o sumário disponibilizado pelo Portal Único do Siscomex e clicar em Acesso Público.

No campo de Pesquisa, digite o NCM ou sua descrição, e clique em Pesquisar.

Caso o portal retorne que não há resultados, significa que o NCM realmente não está sendo utilizado mais. Sendo assim, será preciso substituí-lo por um novo NCM.

Ainda no Portal Único do Siscomex, pesquise pelos dois primeiros números do NCM inválido e o site apresentará uma lista de NCMs que se relacionam a ele. Recomendamos que sua contabilidade visualize estes NCMs e defina qual mais se adequa ao seu produto.

Depois que sua contabilidade informar qual novo NCM deverá ser utilizado, é preciso realizar essa alteração no Mainô. Mas não se preocupe, é bem simples:

  1. Acesse o menu Estoque > Produtos em estoque.

  2. Encontre o produto que precisa ser alterado (Dica: utilizar os filtros pode facilitar este processo).

  3. Na seta ao lado de Visualizar, clique em Alterar

  4. Será apresentada para você a tela de Cadastro Básico, basta encontrar o campo Classificação Fiscal, substituir o NCM antigo pelo novo, e salvar.

Pronto! NCM corrigido e você pode dar continuidade ao seu processo!

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