Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRejeições
Rejeição 778: Informado NCM inexistente. Como resolver?
Rejeição 778: Informado NCM inexistente. Como resolver?
Leonardo Fonseca avatar
Escrito por Leonardo Fonseca
Atualizado há mais de 2 anos

Essa rejeição acontece quando é emitida uma NF-e com NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) que não existe na Tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC.

Como resolver?

Consulte a tabela disponibilizada pelo MDIC para confirmar se o Código NCM informado existe ou não. Caso encontre o código na tabela, entre em contato com a Sefaz, pois pode se tratar de um problema no Ambiente Autorizador da NF-e.


Caso o código realmente não exista na tabela, é preciso que identifique outro código NCM, existente, e que se enquadre na sua operação.

Acesso à tabela NCM

Se você ainda não tem a tabela NCM, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal Único Siscomex do Governo Federal clicando aqui.

  2. Selecione o botão "Consultar".

  3. Surgirá em sua tela uma tabela com 2 colunas com o código e descrição NCM.

  4. Selecione a opção "Tipo de Arquivo", acima da tabela, e escolha a opção desejada.

  5. No seu navegador, irá abrir uma nova aba, te direcionando para o arquivo completo e atualizado da Tabela NCM.

  6. Selecione a opção de "Fazer download".

Respondeu à sua pergunta?