Nesse artigo você vai aprender como gerar um arquivo no formato .txt contendo as informações relativas às emissões de NFC-e realizadas através do sistema Mainô, para que seja importado no sistema CGI.
Etapa 1 | A geração do arquivo:
1) Para gerar o arquivo, é necessário que o usuário esteja logado (tenha acessado o Mainô). através do navegador de internet de sua preferência.
2) O próximo passo é copiar o link https://app.maino.com.br/exportacao_gci e colá-lo na caixa de endereçamento do navegador. Você será direcionado para uma página onde deverá filtrar o período de emissão das NFC-es que deseja.
3) Após indicar o período, basta clicar em “Gerar Arquivo” e aguardar que o sistema crie o documento com as informações e disponibilizá-lo para download na própria página, como podemos observar na imagem abaixo:
4) Agora, basta fazer o download do arquivo e seguir para a etapa de importação no CGI.
O arquivo gerado terá a seguinte aparência:
Etapa 2 | Realizando a importação no CGI:
5) Ao acessar o sistema, busque pelo quadrante “Menu usuário” e selecione a opção “Importação de Dados”, clicando duas vezes sobre o texto.
6) Na página seguinte, você deverá clicar sobre o “caminho” do arquivo, para que o buscador de novos arquivos fique disponível.
7) Ao clicar sobre a “lupa”, o sistema abrirá uma janela de busca. Navegue até a pasta onde o arquivo está salvo e selecione-o. Clique com o botão direito do mouse, e selecione a opção “Copiar” (*atalhos de teclado como Ctrl+C, Ctrl+V não funcionam).
8) Com o arquivo copiado, vá no menu lateral “Computador”, clique sobre a opção “Disco Local (C:) e localize a pasta onde os arquivos utilizados pelo CGI são armazenados e cole o arquivo dentro da pasta.
9) Uma vez colado o arquivo, basta selecionar a opção “Abrir”. Você retornará à página “Importação de Dados” e clicar sobre o símbolo check . Agora o seu arquivo foi importado e estará disponível para seguir o fluxo internamente!
O que fazer em caso de erros?
No caso de ocorrerem erros na importação do arquivo, o sistema apresentará a mensagem abaixo.
Basta clicar em "Ok" e repetir os procedimentos 6 e 7.
Agora localize a pasta comum onde o CGI armazena os arquivos de erros, identifique o arquivo mais recente gerado, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “copiar”.
Cole este arquivo em um repositório em seu computador no qual você possa ter acesso posteriormente. A partir deste ponto, será necessário entrar em contato com o time Mainô para que possamos analisar internamente o que pode ter corrompido o arquivo, através dos seguintes canais:
Chat no canto inferior direito do sistema Mainô.
Whatsapp no número (21) 2224-5777 (somente mensagens).
E-mail: suporte@maino.com.br