Todas as coleções
Integrações
F.A.Q (Perguntas Frequentes)
Guia para geração do documento para importar no CGI
Guia para geração do documento para importar no CGI
Mariana Pão avatar
Escrito por Mariana Pão
Atualizado há mais de uma semana

Nesse artigo você vai aprender como gerar um arquivo no formato .txt contendo as informações relativas às emissões de NFC-e realizadas através do sistema Mainô, para que seja importado no sistema CGI.

Etapa 1 | A geração do arquivo:

1) Para gerar o arquivo, é necessário que o usuário esteja logado (tenha acessado o Mainô). através do navegador de internet de sua preferência.

2) O próximo passo é copiar o link https://app.maino.com.br/exportacao_gci e colá-lo na caixa de endereçamento do navegador. Você será direcionado para uma página onde deverá filtrar o período de emissão das NFC-es que deseja.

3) Após indicar o período, basta clicar em “Gerar Arquivo” e aguardar que o sistema crie o documento com as informações e disponibilizá-lo para download na própria página, como podemos observar na imagem abaixo:

4) Agora, basta fazer o download do arquivo e seguir para a etapa de importação no CGI.

O arquivo gerado terá a seguinte aparência:

Etapa 2 | Realizando a importação no CGI:

5) Ao acessar o sistema, busque pelo quadrante “Menu usuário” e selecione a opção “Importação de Dados”, clicando duas vezes sobre o texto.

6) Na página seguinte, você deverá clicar sobre o “caminho” do arquivo, para que o buscador de novos arquivos fique disponível.

7) Ao clicar sobre a “lupa”, o sistema abrirá uma janela de busca. Navegue até a pasta onde o arquivo está salvo e selecione-o. Clique com o botão direito do mouse, e selecione a opção “Copiar” (*atalhos de teclado como Ctrl+C, Ctrl+V não funcionam).

8) Com o arquivo copiado, vá no menu lateral “Computador”, clique sobre a opção “Disco Local (C:) e localize a pasta onde os arquivos utilizados pelo CGI são armazenados e cole o arquivo dentro da pasta.

9) Uma vez colado o arquivo, basta selecionar a opção “Abrir”. Você retornará à página “Importação de Dados” e clicar sobre o símbolo check . Agora o seu arquivo foi importado e estará disponível para seguir o fluxo internamente!

O que fazer em caso de erros?

No caso de ocorrerem erros na importação do arquivo, o sistema apresentará a  mensagem abaixo.

Basta clicar em "Ok" e repetir os procedimentos 6 e 7.

Agora localize a pasta comum onde o CGI armazena os arquivos de erros, identifique o arquivo mais recente gerado, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “copiar”.

Cole este arquivo em um repositório em seu computador no qual você possa ter acesso posteriormente. A partir deste ponto, será necessário entrar em contato com o time Mainô para que possamos analisar internamente o que pode ter corrompido o arquivo, através dos seguintes canais:

Respondeu à sua pergunta?