Muitas empresas estão ansiosas com a chegada de outubro, o mês que marca o início da substituição da DI pela Declaração Única de Importação (DUIMP). A implementação da DUIMP será gradual, acontecendo ao longo de vários meses, e cada etapa será de acordo com o perfil e dos tipos de operações que as empresas realizam.
O sistema Mainô já está preparado para emitir a NF-e pela DUIMP, e está se adaptando para as demais etapas do novo processo de importação que impactam as empresas importadoras, como o catálogo de produtos.
Neste artigo vamos tirar as principais dúvidas do novo processo de importação.
1. Quando minha empresa deve começar a usar a DUIMP?
Na imagem abaixo, você verá exatamente quando sua empresa precisará se adequar ao Novo Processo de Importação (NPI).
A partir de outubro, a obrigatoriedade da DUIMP se aplica apenas a processos que envolvem transporte marítimo, sem anuência, e que atendam a pelo menos um dos seguintes fundamentos legais: RECOF, REPETRO ou Admissão Temporária.
A grande adoção obrigatória ocorrerá mesmo de janeiro a março de 2025, mas é necessário que a sua empresa comece a se preparar desde já.
2. Como devo preparar minha empresa para emitir a NF-e pela DUIMP no Mainô?
A DUIMP, pelo menos num primeiro momento, não disponibilizará um extrato em XML. Dessa forma, para acessar os dados da sua importação e emitir a NF-e de Importação, o sistema realizará uma consulta via web services diretamente no Portal Único, sem a necessidade de upload do arquivo XML. Essa consulta será realizada através de uma integração e precisará de um certificado e-CPF do usuário cadastrado dentro do Portal, e não de um e-CNPJ ou de um certificado NF-e, que já temos cadastrado em nosso sistema.
Os primeiros passos para deixar a sua empresa preparada são:
2.1. Cadastro no Portal Único Siscomex:
O Catálogo de Produtos da Mainô é integrado com o Siscomex, e para criar, editar ou desativar um produto no Catálogo, o usuário precisa estar cadastrado como Representante Legal, com a função de Gestor do Catálogo de Produtos.
Para realizar o cadastro, acesse o portal e clique na opção Importador/Exportador > Importador/Exportador/Despachante.
Faça o login e siga o passo a passo deste link.
Verifique os dados e não esqueça de marcar a opção “Gestor no Catálogo de Produtos”. Com as informações corretas, clique em adicionar.
2.2. Certificado Digital e-CPF A1:
Além do cadastro, é preciso ter o Certificado Digital e-CPF A1 válido.
Esse certificado permitirá que o sistema acesse os dados da sua DUIMP para emitir a NF-e de Importação.
Clique aqui para saber como cadastrar ou atualizar o certificado no sistema Mainô.
O Catálogo de Produtos do Mainô já está disponível!
Para utilizar, basta acessar o menu Comex > Catálogo de Produtos. No link abaixo, você pode assistir ao nosso treinamento de como usar a funcionalidade e conferir mais informações!
Importante: caso não consiga encontrar a funcionalidade no seu menu, entre em contato com cs@maino.com.br
Entendendo o Novo Processo de Importação
O Novo Processo de Importação (NPI) no Brasil é uma iniciativa da Receita Federal que busca modernizar e simplificar a forma como as mercadorias são importadas no país. Tradicionalmente, o processo de importação no Brasil tem sido bastante complexo, exigindo que empresas e despachantes aduaneiros lidem com vários sistemas diferentes e uma série de procedimentos burocráticos.
Com o NPI, o objetivo é integrar todos esses sistemas e agentes envolvidos, tanto do setor público quanto privado, em uma única plataforma mais eficiente e conectada. Essa mudança visa reduzir a burocracia, agilizar os trâmites de importação e tornar o comércio exterior mais acessível e menos fragmentado, facilitando a vida de quem importa mercadorias para o Brasil.
No Mainô, esse processo se torna ainda mais rápido e eficiente! Integrando todas as etapas em um único lugar, o sistema automatiza a gestão das operações de importação, otimizando o seu tempo. Além de estar preparado para a emissão da NF-e pela DUIMP, o Mainô possui funcionalidades de controle fiscal, para que assim o processo de importação da sua empresa se mantenha em dia com a Receita Federal.
Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!