Para realizar o cadastro de um produto no estoque manualmente, basta ir no menu Estoque>Produtos em estoque e clique no botão azul Cadastrar.

O cadastro de produto é dividido em abas de informações. Mas não se preocupe, para realizar o cadastro básico somente os campos que contém * são obrigatórios.

Entenda melhor os campos do cadastro do produto:

Código - Código do produto dentro do sistema. É utilizado como código do produto na Nota Fiscal.
Descrição - Descrição do produto dentro do sistema. É utilizado como descrição do produto na Nota Fiscal.
Informações complementares - Informações complementares do produto. Na prática, trata-se de uma continuação da descrição do produto, visto que o campo descrição tem um limite de 120 caracteres no layout de NF-e definido pela receita.
Observação interna - Informação de controle interno da empresa.
Alíquota do IPI - Como a alíquota do IPI é uma característica do produto, ao cadastrá-lo manualmente esta alíquota deve ser informada caso o produto tenha incidência de IPI, se não o preenchimento pode ser 0,0.
Classificação Fiscal (NCM) - A Classificacação Fiscal ou NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é um código de oito dígitos criado pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias. É uma informação obrigatória para emissão de nota fiscal. Caso não saiba como preencher consulte seu contador.
Origem - Origem do produto (importado, nacional, etc.). É uma informação obrigatória para emissão de nota fiscal. Caso não saiba como preencher consulte seu contador.
Quantidade atual - Quantidade do produto a ser cadastrado. A quantidade deve ser informada de forma que represente a quantidade do seu produto no estoque atual.
Unid. medida - Unidade de medida referente a quantidade informada anteriormente. PU de Entrada - Preço Unitário de Entrada, ou seja, quanto custou para a empresa cada unidade (na unidade de medida cadastrada) do produto.
PU de Saída - Preço Unitário de Saída / Venda, utilizado para informar o preço unitário de venda de cada unidade do produto (na unidade de medida cadastrada).
Produção própria? - Informa se o produto é composição própria ou revenda. Caso o flag seja marcado o sistema entenderá que o produto é produção própria da empresa e utilizará os CFOPs 5101 / 6101 em vendas para não consumidor final. 

Essas são as informações básicas para o cadastro do produto no estoque, porém existem outras informações que podem ser adicionadas como fotos, dados de armazenagem, TAG, Códigos de barras, peso, informações fiscais, entre outros.

Visto que um mesmo produto pode ter mais de um fornecedor e mais de um fabricante, foi adicionado duas abas dentro do cadastro do produto, uma para cadastrar os fornecedores e outra para cadastrar os fabricantes.

Todas as informações de fornecedores e fabricantes das notas de terceiros e das notas de importação, que forem incorporadas ao estoque, ficarão guardadas no cadastro do produto no estoque.

Encontrou sua resposta?