Todas as coleções
Importação
Nota Fiscal de Importação
Como gerar mais de uma NF-e a partir de uma única Declaração de Importação?
Como gerar mais de uma NF-e a partir de uma única Declaração de Importação?

Saiba como realizar a operação informalmente conhecida como Nota mãe e Nota filha

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

É comum que uma Declaração de Importação se torne uma única Nota Fiscal de Entrada. Entretanto, em algumas situações, pode ser preciso gerar mais de uma Nota Fiscal através da mesma DI. Geralmente isso ocorre nos seguintes casos:

- Mais de um fornecedor na Declaração de Importação;

- A mercadoria viajará em mais de um caminhão;

- O XML da nota de entrada ultrapassou o tamanho limite pela receita.

Em todos os casos, os passos são:

1) Importar o XML da Declaração de Importação e gerar a Nota Fiscal de Entrada

Primeiramente, importe o arquivo XML da Declaração de Importação como se fosse necessário gerar somente uma única nota fiscal. Basicamente, preencha todas as informações necessárias na DI e gere a nota fiscal, mas não realize a transmissão.

2) Reabrir a Nota Fiscal e fazer a separação dos itens

Após a nota gerada, vá no menu Fiscal>NF-es emitidas. Na sua nota, clique em seta ao lado de Transmitir>Reabrir, em seguida, seta ao lado de Finalizar>Produtos. O sistema irá listar todos os produtos da Nota Fiscal.

Agora, você deve selecionar os produtos que deseja separar para uma nova NF-e. Geralmente, deseja-se separar produtos de uma ou mais adições para a outra NF-e.

Se for esse o caso, utilize o filtro de adições para buscar apenas os produtos das adições desejadas. Caso seja necessário, também há a possibilidade de aumentar o registro por página para que se possa selecionar uma quantidade maior de produtos.

Após selecionar os produtos, utilize a opção Extrair para Nova NF-e.

teste_duplicar_certo.gif

O sistema irá gerar uma nova nota fiscal, com numeração sequencial, somente com os produtos selecionados. A nota fiscal original permanecerá SOMENTE com os produtos que não foram selecionados.

ATENÇÃO: Caso seja um único produto que precisa ter sua quantidade dividida em duas ou mais NF-es, os passos são:

  • Gere a NF-e de entrada e vá ao menu Fiscal> NF-es emitidas, clique em seta ao lado de Transmitir>Reabrir, em seguida seta ao lado de Finalizar>Duplicar;

  • Será gerada uma nova NF-e com todas as informações referentes à primeira NF-e;

  • Vá em seta ao lado de Finalizar>Produtos e no seu produto clique na seta ao lado de Visualizar>Alterar quantidade; Altere a quantidade do produto e clique em salvar.

Importante:

Por padrão, NF-e duplicada não movimenta estoque. Após realizar a alteração na quantidade do produto, clique em seta ao lado de Finalizar>Alterar, vá ao final da página, em "Parâmetros Especiais" e marque a opção "Esta nota deverá movimentar estoque?" como SIM. Depois, clique em Salvar.

3) Alterar as informações necessárias em cada NF-e

Estamos quase lá. Agora em seta ao lado de Finalizar>Alterar, no menu Fiscal>Nf-es emitidas, você pode fazer as devidas alterações nas suas notas. Atenção especial para campos como Remetente/Destinatário, Quantidade de Volumes, Peso Bruto, Peso Líquido e Informações Complementares.

O sistema COPIA algumas dessas informações da nota original para a nota fiscal criada. Então, na maioria das vezes, é preciso editar esses campos para que as informações estejam corretas em cada nota.

Feito isso, basta finalizar as notas fiscais, conferir as prévias DANFES e transmitir as suas NF-es! 😁

Alguns links úteis para você:

Respondeu à sua pergunta?