O planejamento de produção é utilizado por qualquer um que trabalhe com produtos criados dentro da própria empresa, isso pode ser desde uma empresa que compra chapas de metal para a criação de portões, a empresas que compram tecidos para confecção de roupas.

OBS. Esse procedimento é utilizado para transformar um ou mais produtos em outro produto, esse produto que foi criado ele precisa ter as suas próprias características, como um NCM específico. Caso exista dúvida nas informações fiscais desse produto buscar orientação da sua contabilidade.

Ao final deste artigo, existe também um link mostrando o passo a passo em forma de vídeo aula. Portanto, vamos começar:

1° passo: criar o produto final, no estoque, manualmente e definir quais itens constarão na sua composição em questão. Esses itens serão definidos como a matéria-prima para o produto final.

Para isso vá ao menu estoque > produtos em estoque > cadastrar. Caso queira mais detalhes de como criar o seu produto no estoque temos esse passo a passo também, como cadastrar o seu produto no estoque manualmente

Com o produto final criado clique em seta ao lado de Visualizar>Alterar, vai ter o submenu de Composição.

composi.gif

2° passo: Uma vez que o produto final esteja criado, vamos fazer o planejamento de produção de fato, indo no menu Estoque > Planejamento de produção > Nova Produção.

3° passo: Preencha os campos Lote, Descrição e Previsão de Entrega e clique em Prosseguir.

composi_2.gif

- No campo Produtos Acabados, clique em Incluir produto, no campo próprio coloque o código do produto finalizado, o sistema encontrará o produto e então basta selecioná-lo. Após isso, coloque a quantidade que deseja criar e em seguida clique em salvar.

- O sistema irá carregar as matérias primas necessárias e mostrará a quantidade necessária de cada uma para criar o produto final. Após isso, clique em Iniciar Operação.

giff_certo_compos.gif

4° passo: Feito isso, você poderá visualizar o planejamento de produção ou finalizá-lo, abrindo o menu Estoque > planejamento de produção > seta ao lado de visualizar > finalizar produção.

- Verifique se os campos estão preenchidos corretamente. Se durante a produção foi necessário o gasto de mais matérias-primas do que o previsto inicialmente ou se a quantidade de produtos finais for diferente da que foi definida no ato da criação, basta preencher com os novos dados e então clique em Finalizar Produção.

- Após isso, o produto estará disponível no estoque para ser comercializado normalmente.

Veja também um vídeo com o webnário ministrado por nossa Supervisora de atendimento, Lorrayne Cristina, ensinando como fazer o planejamento de produção no link abaixo.

Treinamento sobre Planejamento de Produção

Encontrou sua resposta?