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Como cadastrar ou atualizar o Certificado Digital A1?
Como cadastrar ou atualizar o Certificado Digital A1?

Veja os passos para fazer a atualização do certificado no sistema!

Marina Garcia Paulucci avatar
Escrito por Marina Garcia Paulucci
Atualizado há mais de uma semana

O que é?

Você já deve ter ouvido falar do certificado digital, mas você sabe qual é a função dele? Se ainda não sabe, neste artigo eu te explico:

Os certificados digitais são uma espécie de “identificação” da sua empresa em meios digitais e eletrônicos, que garantem a autenticidade e permitem que você tenha agilidade, sustentabilidade e redução de custos nas operações realizadas.

Mas antes de tudo, precisamos saber qual é o tipo de certificado digital que você utilizará. Se é o A1 (arquivo instalado no computador) ou o A3 (hardware tipo leitor de cartão ou pendrive).

Definido isso, nesse artigo trabalharemos na instalação do tipo A1, um arquivo criptografado com a extensão .pfx, que você pode salvar tanto no seu computador, quanto no seu smartphone.

Como cadastrar ou atualizar meu Certificado A1?

Vá ao menu Usuário > clique em “Sem certificado” se for cadastrar o certificado digital pela primeira vez. Se for atualizar o certificado já cadastrado, estará escrito “Certificado vence em xx/xx/xx” ou “Certificado vencido”:

Na opção do Certificado A1, clique em Instalar:

Se você tiver o arquivo baixado em seu computador, clique em “Escolher arquivo” e adicione o arquivo. Coloque a senha do certificado digital e clique em Salvar.

Caso o certificado digital esteja com terceiros, a pessoa não precisa acessar o sistema para fazer o upload do arquivo! Depois de clicar em Instalar no tipo de Certificado A1, nessa tela você pode clicar em Enviar Email:

Preencha o e-mail da pessoa na lacuna que aparecerá e clique em Enviar:

Dessa forma, o destinatário do e-mail recebe um link público para realizar o upload do certificado digital e inserir a senha correspondente a ele sem precisar logar no sistema:

Ei, só não se esquece de ficar atento ao prazo de validade, pois os certificados do tipo A1 precisam ser renovados anualmente!

Observação importante: É importante destacar que após o envio do e-mail, o link público pode ser utilizado uma única vez. Portanto, caso tente usá-lo novamente, uma mensagem de erro será exibida na tela, impedindo o cadastro, e será necessário enviar um novo link por e-mail. Além disso, se o certificado digital estiver vencido, não será possível realizar o upload.

Atenção! Infelizmente não é possível recuperar a senha do certificado digital. Se a pessoa que gerou o certificado não conhece a senha ou não tomou nota, entre em contato com a empresa que emitiu seu certificado para verificar o que pode ser feito. Entretanto, em princípio, a solução é emitir um novo certificado.

Caso ainda não tenha comprado seu certificado, saiba que possuímos uma parceria exclusiva com a ECN que oferece um desconto na compra do certificado para os clientes da Mainô. Esse link te leva direto para o menu de compra com o valor de 25% de desconto em cima do valor do certificado 😊

Monitoramento de NF-es recebidas:

Feito o cadastro do certificado tipo A1, a Mainô oferece uma ferramenta que, após sua configuração, permite o monitoramento das NF-es emitidas contra o seu CNPJ. Isso te auxiliará a colocar seus produtos no estoque sem depender que seu fornecedor te envie o XML.

Para entender melhor essa ferramenta, clique no link a seguir: Ativando o Monitoramento de NF-es Recebidas


🎥 VÍDEO: Como cadastrar meu Certificado A1 na Mainô?

Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

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