De acordo com a nota técnica 2015/002, é obrigatória a informação da Chave de Acesso no grupo de NF-es referenciadas da sua nota de exportação, no caso de operação com CFOP 3.503 ou 7501. Sendo assim, é preciso informar a chave de acesso da NF-e que efetivou a exportação.

Caso não seja informado, a sua nota apresentará a seguinte rejeição:

Para adicionar a chave de acesso dentro dos produtos que vai exportar, você precisa ir na sua Fatura Proforma ou Comercial e clicar em Alterar, em seguida selecione a aba Exportação e clique em "Detalhar Exportação".

Feito isso, serão liberados os campos para o preenchimento e dessa forma essas informações serão levadas a todos os produtos.

Também é possível inserir essa informação diretamente na NF-e de exportação. Para isso, basta ir na sua nota e clicar em seta ao lado de Finalizar>Produtos. Caso esteja Finalizada, clique em seta ao lado de Transmitir>Reabrir primeiro.

Em seguida, vá no produto que deseja incluir a chave de acesso e clique na seta ao lado de Visualizar>Alterar. Depois marque a opção "Detalhar exportação" para liberar os campos.

Importante destacar que esse processo sendo feito diretamente pela NF-e é preciso informar individualmente em cada produto. Caso sua NF-e já esteja gerada mas caso prefira realizar o processo pela Fatura, basta voltar ao menu Comex>Fluxo de Exportação e clicar em Reabrir na sua Fatura.

Desse modo você pode informar a chave de acesso clicando em Alterar e indo na aba Exportação, e depois basta gerar a sua NF-e novamente!

Lembrando que a chave de acesso a ser mencionada é a chave de acesso da nota de entrada desse produto em seu estoque.

Espero ter ajudado! Até mais! 😄

Outros temas interessantes para você:
👉 Nota Fiscal de Exportação: como emitir com segurança
👉 O que é Drawback? Reduza os custos dos seus produtos exportados
👉 Documentos para Exportação: quais são e como emitir

Encontrou sua resposta?