A Solicitação de Numerário é um documento que auxilia as tradings e despachantes no controle das despesas do processo de importação ou exportação. Geralmente, esse documento costuma ser enviado antes do registro da DI e com ele é possível ter mais controle sobre as despesas do processo, com mais clareza nas informações e nas responsabilidades dos débitos. Todo esse controle ajuda a ter um menor desembolso na operação e a centralização de todas as informações dentro do processo.

-> Como gerar a Solicitação de Numerário

A Solicitação de Numerário é um documento gerado através do Processo. Para criar o processo basta ir no menu Comex > Cadastros > Processos e clicar em Adicionar Processo.

Preencha o pré-registro e dê prosseguimento

As informações importantes para a geração da Solicitação de Numerário são:

  • Código: é o número do processo, de controle interno;

  • Descrição: será a descrição do processo, ela aparecerá como descrição da sua Solicitação também.

  • Tipo de processo: se é um processo de importação ou exportação;

  • Via: dizer se a modalidade do frete foi marítima, aérea ou rodoviária.

  • Cliente: o responsável pela aquisição da mercadoria.

Para um controle mais completo do processo, todas as outras informações podem ser preenchidas.

As informações da Solicitação de Numerário serão apresentadas somente no PDF da Solicitação de Numerário. Você primeiro precisa escolher a moeda que vai usada no processo e o seu câmbio previsto, depois é só preencher os outros campos.

IMPORTANTE: O sistema usará o valor de câmbio previsto para converter os valores informados nessa aba.

Por último é preciso criar os pagamentos desse processo. A Solicitação de Numerário tem as despesas divididas em Categoria de despesas e os responsáveis pelo pagamento. Por isso, ao cadastrar a despesa você precisa definir de qual categoria ela faz parte e escolher de quem é o pagamento daquela despesa.

As Categorias de despesas são Tributos, taxas e impostos, Despesas Operacionais, Serviços e Honorários e Outras despesas.

Os responsáveis pelo pagamento podem ser definidos como o Próprio (que é a empresa responsável pelo processo), como o Cliente (empresa responsável pela aquisição da mercadoria) ou Terceiros (outro responsável pelo pagamento).

IMPORTANTE: Se o pagamento for cadastrado em outra moeda, será usado o valor de câmbio previsto para a conversão dos valores na solicitação de numerário. Por isso, é aconselhado usar a mesma moeda da solicitação. Se for cadastrada em Real (R$) os valores não serão convertidos.

Depois de todas as informações preenchidas, basta clicar em SALVAR. Com isso, o seu processo é criado e para gerar o PDF da Solicitação de Numerário, basta ir em seta ao lado de Visualizar>Solicitação de Numerário.

O sistema trará um aviso informando o valor de câmbio previsto que foi informado para a conversão dos valores, você pode escolher atualizar esse valor ou só gerar o documento.

Pronto, agora é só gerar a sua Solicitação de Numerário. 😁

Outros links úteis para você:

👉 Sistema de gestão: redução de custos ou investimento?

👉 Nota Fiscal de Importação: saiba o que é e como emitir

👉 Exportação e importação por remessa expressa: Entenda esta modalidade!

Encontrou sua resposta?