Solicitação de Numerário

A Solicitação de Numerário é um documento gerado através da nossa funcionalidade de Processos

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

A Solicitação de Numerário é um documento que auxilia as tradings e os despachantes no controle das despesas do processo de importação ou exportação. Geralmente, esse documento é enviado antes do registro da DI.

Com ele, é possível ter mais clareza nas informações e nas responsabilidades dos débitos. Todo esse controle ajuda a ter um menor desembolso na operação e a centralizar todas as informações do processo.

Como gerar a Solicitação de Numerário

A Solicitação de Numerário é um documento gerado por meio do Processo. Para criar o processo, basta ir no menu Comex > Cadastros > Processos e clicar em Adicionar Processo. Preencha o Pré-embarque e dê prosseguimento.

As informações importantes para criar a Solicitação de Numerário são:

  • Código: é o número do processo, de controle interno;

  • Descrição: será a descrição do processo, ela aparecerá como descrição da sua Solicitação também.

  • Tipo de processo: se é um processo de importação ou exportação;

  • Via: dizer se a modalidade do frete foi marítima, aérea ou rodoviária.

  • Cliente: o responsável pela aquisição da mercadoria.

Para um controle mais completo do processo, você também tem a opção de preencher todas as outras informações.

As informações da Solicitação de Numerário serão apresentadas somente no PDF da Solicitação de Numerário. Você primeiro precisa escolher a moeda que será usada no processo e o seu câmbio previsto. Depois é só preencher os outros campos.

⚠ Importante: O sistema usará o valor de câmbio previsto para converter os valores informados nessa aba.

Por último, é preciso criar os pagamentos desse processo. A Solicitação de Numerário tem as despesas divididas em Categoria de despesas e em Responsáveis pelo pagamento. Assim, ao cadastrar a despesa, você precisa definir de qual categoria ela faz parte e escolher quem é o responsável pelo pagamento daquela despesa.

As Categorias de despesas são Tributos, Taxas e impostos, Despesas Operacionais, Serviços e Honorários e Outras despesas.

Os responsáveis pelo pagamento podem ser definidos como o Próprio (que é a empresa responsável pelo processo), como o Cliente (empresa responsável pela aquisição da mercadoria) ou Terceiros (outro responsável pelo pagamento).

Importante: Se o pagamento for cadastrado em outra moeda, será usado o valor do câmbio previsto para a conversão dos valores na solicitação de numerário. Por isso, é aconselhado usar a mesma moeda da solicitação. Caso seja cadastrada em Real (R$), os valores não serão convertidos.

Depois de todos os dados preenchidos, basta clicar em Salvar. Com isso, o seu processo é criado e para gerar o PDF da Solicitação de Numerário, vá em seta ao lado de Visualizar>Solicitação de Numerário.

O sistema trará um aviso informando o valor de câmbio previsto que foi informado para a conversão dos valores. Você pode escolher atualizar esse valor ou só gerar o documento.

Pronto, agora é só gerar a sua Solicitação de Numerário. 😁


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?